Sessão 3: O MANUAL PEDAGÓGICO “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO” E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
Resumo
Discute-se, neste artigo, pesquisa em andamento que tem como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações pedagógicas (nacionais/ internacionais) sobre as quais se estruturou a formação de professores do ensino primário nas primeiras Escolas Normais de Campo Grande. Para tanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidade, desenvolvida por John B. Thompson para a análise de formas simbólicas, como uma proposta teórico-metodológica para a análise de manuais pedagógicos. O manual escolhido para a análise foi o manual Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos, que aparece citado em livros de atas que pertenceram a uma escola normal na cidade de Campo Grande, na década de 1950. Alguns resultados apontam que este manual se localiza na terceira fase de produção deste tipo de material no país, também se percebe alguns traços da influência que a Lei Orgânica do Ensino Normal exerceu em sua elaboração e, além disso, sabe-se que seu autor era um militante católico que, juntamente com outros escritores, procurou conformar a formação dos futuros professores em acordo com a pedagogia cristã católica assimilando as ideias renovadoras da Escola Nova, porém rejeitando as ideias que contrariavam os seus ideais.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado