Sessão 3: O MANUAL PEDAGÓGICO “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO” E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE

  • Carlos Souza Pardim Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luzia Aparecida de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Discute-se, neste artigo, pesquisa em andamento que tem como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações pedagógicas (nacionais/ internacionais) sobre as quais se estruturou a formação de professores do ensino primário nas primeiras Escolas Normais de Campo Grande. Para tanto, utiliza-se a Hermenêutica de Profundidade, desenvolvida por John B. Thompson para a análise de formas simbólicas, como uma proposta teórico-metodológica para a análise de manuais pedagógicos. O manual escolhido para a análise foi o manual Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos, que aparece citado em livros de atas que pertenceram a uma escola normal na cidade de Campo Grande, na década de 1950. Alguns resultados apontam que este manual se localiza na terceira fase de produção deste tipo de material no país, também se percebe alguns traços da influência que a Lei Orgânica do Ensino Normal exerceu em sua elaboração e, além disso, sabe-se que seu autor era um militante católico que, juntamente com outros escritores, procurou conformar a formação dos futuros professores em acordo com a pedagogia cristã católica assimilando as ideias renovadoras da Escola Nova, porém rejeitando as ideias que contrariavam os seus ideais.

Como Citar
Pardim, C. S., & Souza, L. A. de. (1). Sessão 3: O MANUAL PEDAGÓGICO “METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO” E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CAMPO GRANDE: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-14. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15099
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