Sessão 3: PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Resumo
Neste texto, apresentamos estudos iniciais de nosso projeto de mestrado, que tem o objetivo de investigar práticas de ensino de matemática de professores da Escola de Engenharia de Pernambuco (EEP), no começo do século XX. Para compor esses estudos, apoiamo-nos em historiadores da História Cultural, em particular, Carlo Ginzburg, e utilizamos variados documentos, localizados em diferentes arquivos. Este trabalho é composto por duas partes. Destacamos, na primeira, alguns aspectos históricos da EEP e, na segunda, algumas práticas dos professores Luís de Barros Freire e Newton Maia.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado