Raízes das Narrativas: possibilidades de contribuição para a história da Educação Matemática

  • Fernando Guedes Cury Docente do Departamento de Matemática da UFRN, Campus de Natal

Resumo

O presente texto explora algumas ideias sobre as raízes da narrativa, intrínseca a diversas atividades humanas, discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), caçadores e historiadores, abordando questões místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, à luz de considerações de autores como Carlo Ginzburg, Nicolau Sevcenko e Benedito Nunes. Finalizamos apresentando e discutindo alguns exemplos de trabalhos acadêmicos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidos e que se apresentam como possibilidades ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática.

Referências

CURY, F. G.. Uma Historia da Formação de Professores de Matemática e das Instituições Formadoras do Estado do Tocantins. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNES, B. Narrativa Histórica e Narrativa Ficcional. In RIEDEL, D. C. (org.). Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 9-35.

PINTO, T. P.. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013.

SEVCENKO, N. No Princípio era o Rítmo: as raízes xamânticas da narrativa. In: RIEDEL, D. C. (org.). Narrativa: ficção e história. Rio de Janeiro: Imago, 1988. p. 120-136.

SILVA, H.. Centro de Educação Matemática: fragmentos de identidade. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

VIANNA, C. R. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2000.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Cury, F. G. (2022). Raízes das Narrativas: possibilidades de contribuição para a história da Educação Matemática . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 89-97. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15110
Seção
Mesas redondas - submetidas