Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 2 (2014): ANAIS DO ENAPHEM
Publicado:
2018-05-08
Contracapa, Expediente, Sobre o ENAPHEM e Sumário
1-4
PDF
Apresentação e programação do evento
Antonio Vicente Marafioti Garnica, Wagner Rodrigues Valente
5-12
PDF
Mesas redondas - submetidas
Índice de Mesas redondas submetidas
13-15
PDF
(Não)Influências da Pós-Graduação na formação/atuação de professores de Licenciatura em Matemática do interior paulista nos anos 1960
Maria Ednéia Martins Salandim
16-22
pdf
A Matemática Escolar nos Tempos da Ditadura Militar: modernização imposta ou consentida?
Elisabete Zardo Búrigo
23-31
pdf
A Expansão do IMPA Durante o Regime Militar no Brasil
Diogo Franco Rios
32-42
pdf
Indícios da Pedagogia Moderna nos saberes geométricos dos grupos escolares: práticas de construções com régua e compasso
Maria Célia Leme da Silva
43-52
pdf
Uma busca pelos saberes geométricos a partir do exame de Programas para os Grupos Escolares em Sergipe (1911 -1935)
Ivanete Batista dos Santos
53-61
pdf
Os Saberes Geométricos mais Significativos: uma análise dos programas primários de São Paulo (1890-1950)
Claudia Regina Boen Frizzarini
62-70
pdf
Narrativas no Trabalho com História Oral
Luzia Aparecida de Souza
71-78
pdf
Aproximações entre narrativa, história e ficção na pesquisa em História da Educação Matemática
Heloisa da Silva
79-88
pdf
Raízes das Narrativas: possibilidades de contribuição para a história da Educação Matemática
Fernando Guedes Cury
89-97
pdf
Hermenêutica de Profundidade: um contexto
Fábio Donizeti de Oliveira
98-103
pdf
Uma Hermenêutica de Profundidade dos Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Lacroix
Mirian Maria Andrade
104-114
pdf
Cadernos Escolares Como Formas Simbólicas: uma análise formal ou discursiva dos cadernos do Arquivo Pessoal Alda Lodi
Diogo Alves de Faria Reis
115-124
pdf
Educação Inclusiva e Formação de Professores: algumas histórias na Educação Matemática
Ivete Maria Baraldi
125-135
pdf
Da Educação Especial à Educação Inclusiva: aspectos de uma pesquisa sobre a formação de professores visando à educação matemática inclusiva
Fernanda Malinosky C. da Rosa, Ivete Maria Baraldi
136-145
pdf
Educação Matemática Inclusiva e formação de professores: algumas manutenções e alterações nos últimos anos.
Ivete Maria Baraldi, Erica Aparecida Capasio Rosa
146-155
pdf
Observações Preliminares sobre o Percurso Histórico da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense: da lógica matemática ao cálculo e à educação matemática inclusiva
Ana Maria M. R. Kaleff, Fernanda Malinosky C. da Rosa
156-165
pdf
Os Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz: fonte de pesquisa
Arlete de Jesus Brito
166-171
pdf
Atualidades Pedagógicas, Aula Maior e Edart: a divulgação de livros didáticos de matemática no Brasil
Maria Ângela Miorim
172-184
pdf
Jornais e revistas como fontes privilegiadas na construção de um ato narrativo: investigando as práticas mobilizadoras de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro 1868 a 1889
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
185-195
pdf
Narrativas Autobiográficas e História da Educação Matemática na Formação de Professores a Distância
Maria Laura Magalhães Gomes
196-205
pdf
O rádio e o ensino de Matemática: apontamentos sobre o Projeto Minerva e as múltiplas matemáticas articuladas
Thiago Pedro Pinto
206-215
pdf
Mapear a Formação de Professores de Matemática no Brasil: uma proposta, alguns exercícios
Marcelo Bezerra de Morais, Antonio Vicente Marafioti Garnica
216-233
pdf
Conectando Formação de Professores e Narrativas: uma história possível sobre a disciplina Política Educacional Brasileira no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp/Rio Claro
Vinícius Sanches Tizzo
234-244
pdf
Sessões Coordenadas
Índice de Sessões Coordenadas
245-253
PDF
Exames de admissão ao ginásio, mudanças na avaliação escolar e programas de aritmética do primário em tempos de Escola Nova: o que nos mostram os documentos
Maria Cecilia Bueno Fischer
254-259
pdf
A Matemática Elementar em Pelotas: cursos preparatórios e exames de admissão do Gymnasio Pelotense
Mélany dos Santos Mello, Diogo Franco Rios
260-270
pdf
Os Exames de Admissão em uma Escola do Interior do Estado de Santa Catarina (1956-1960)
Deise Leandra Fontana, Roberto João Eissler
271-280
pdf
A Era dos Testes e a Aritmética para o Ensino Primário: as mudanças na avaliação escolar em tempos da pedagogia científica
Nara Vilma Lima Pinheiro, Wagner Rodrigues Valente
281-291
pdf
Análise de Alguns Programas de Aritmética para o Ensino Primário em Tempos de Escola Nova
Viviane Barros Maciel
292-303
pdf
Comentários sobre uma sessão coordenada do II ENAPHEM
Ivanete Batista dos Santos
304-309
pdf
A Aritmética Escolar nos Documentos Oficiais do Estado de Santa Catarina: os programas de ensino primário de 1928 e 1946
Thuysa Schlichting de Souza, David Antonio da Costa
310-320
pdf
O Ensino por Professores Mulitares e Leigos a seus Filhos em Fernando de Noronha/Pe (1980-1986)
Liliane dos Santos Gutierre
321-331
pdf
As Noções de Matemática no Ensino Pré-Primário Paranaense na Década de 1960
Reginaldo Rodrigues da Costa
332-348
pdf
Desfiando a Boneca Emília, Tecendo a Aritmética: práticas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática em uma das obras de Monteiro Lobato
Adriel Gonçalves Oliveira
349-360
pdf
Histórias do Ensino de Matemática: entrelaçando compreensões
Déa Nunes Fernandes
361-371
pdf
Geometria e Desenho nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares Catarinenses
Thaline Thiesen Kuhn, Dra. Cláudia Regina Flores, Dra. Joseane Pinto de Arruda
372-382
pdf
A disciplina de Matemática Comercial e Financeira e as legislações do ensino comercial: breve olhar para as quatro primeiras décadas do século XX
Sérgio Candido de Gouveia Neto
383-392
pdf
A Geometria no Ensino Primário na Década de 1920-1930
Alexsandra Camara, Neuza Bertoni Pinto
393-404
pdf
Um Estudo das Representações de Professores de Matemática Sobre Suas Práticas Pedagógicas em Cursos de EJA
Ana Rafaela Correia Ferreira, Maria Laura Magalhães Gomes
405-415
pdf
Pesquisa-filosofia em Histórias da Educação Matemática
Cláudia Regina Flores
416-420
pdf
Relações entre Prosopografia e Etnomatemática: o estudo de trajetórias no mapeamento de práticas de ensino e pesquisa
Caroline Mendes dos Passos, Denise Silva Vilela
421-433
pdf
Math Wars: algumas traduções
Júlio Faria Corrêa
434-441
pdf
Escola normal, ensino primário, formação de professores e impressos didáticos: reflexões para o campo de pesquisa
Bruno Alves Dassie
442-452
pdf
Matemática na Escola Normal de Natal/RN (1896 – 1925): alguns fragmentos de história
Márcia Maria Alves de Assis, Iran Abreu Mendes
453-464
pdf
Orientações Pedagógicas na Formação de Professores das Escolas Normais de Campo Grande-MS: um olhar sobre o manual Metodologia do Ensino Primário
Carlos Souza Pardim, Luzia Aparecida de Souza
465-475
pdf
Ensinar a Ensinar Aritmética na Escola Renovada Mineira: inovação dentro da tradição
Diogo Alves de Faria Reis, Maria Laura Magalhães Gomes
476-486
pdf
Uma História da Formação de Professores que Ensinam Matemática no Brasil
Flávia Cristina Gomes Flugge, Heloisa da Silva
487-497
pdf
Formação de Professores e Matemática Escolar: histórias em diferentes tempos e espaços
Emerson Rolkouski
498-504
pdf
Uma História da Matemática no Grupo Escolar Lauro Müller
Piersandra Simão dos Santos, Drª Cláudia Regina Flores
505-514
pdf
Do Catedrático em Matemática Marechal Rondon à criação do curso de formação de professores de Matemática em Ji-Paraná: uma história local articulada à história global
Marlos Gomes de Albuquerque, José Luiz Magalhães de Freitas
515-525
pdf
O Movimento Migratório e os Professores de Matemática em Mato Grosso (1960- 1980)
Bruna Camila Both, Ivete Maria Baraldi
526-534
pdf
As Transformações na Estrutura do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Cuiabá da UFMT: da fundação da universidade até os primeiros anos do Século XXI
Vinicius Machado Pereira dos Santos
535-544
pdf
Quatro trabalhos, algumas possibilidades
Andréia Dalcin
545-553
pdf
Os Materiais Didáticos Utilizados no Ensino Primário dos Saberes Elementares Matemáticos: uma análise aos documentos oficiais da década de 1930
Jéssica Cravo Santos
554-564
pdf
A Pedagogia Moderna no Decreto de Leôncio de Carvalho e no Parecer/Projeto de Rui Barbosa: que aritmética ensinar na escola primária?
Marcus Aldenisson de Oliveira
565-576
pdf
História da Educação Matemática em sala de aula: Avaliação a partir do discurso de Malba Tahan na Educação Básica
Leonardo Silva Costa
577-587
pdf
Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática
Enne Karol Venancio de Sousa, John A. Fossa
588-596
pdf
Análise de trabalhos do II ENAPHEM
Mercedes Carvalho
597-603
pdf
A Evolução Histórica da Educação Estatística e da sua Pesquisa no Brasil
Rodrigo Medeiros dos Santos
604-614
pdf
O Ensino de Primeiro Ano Primário em Tempos de Escola Ativa: a Geometria nos programas brasileiros
Juliana Chiarini Balbino Fernandes, Rosimeire Aparecida Soares Borges
615-626
pdf
Engenheiros e professores de matemática: o caso do ICMC USP São Carlos
Denise Silva Vilela, Esther P. de A. Prado
627-640
pdf
História da Educação Matemática, Quatro Investigações, Um Olhar
Rosinéte Gaertner
641-647
pdf
História do ensino de Matemática de um colégio técnico de Minas Gerais (1969-2006)
Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo, Maria Laura Magalhães Gomes
648-658
pdf
O Papel das Entrevistas na Construção de uma História da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul
Carla Regina Mariano da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
659-671
pdf
Vestígios do Ensino de Matemática em um Grupo Escolar Capixaba
Ana Cláudia Pezzin, Moysés Gonçalves Siqueira Filho
672-682
pdf
A Modernização do Ensino da Matemática no Colégio Taylor Egídio (1950-1969)
Malú Rosa Brito Gomes, Claudinei de Camargo Sant’Ana
683-692
pdf
Fontes, Métodos e Perspectivas: pesquisas em História da Educação Matemática
Luzia Aparecida de Souza
693-702
pdf
Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em Duas Teses de Doutorado
Adriana de Bortoli, Patricia Correia de Souza Menandro
703-711
pdf
A pesquisa em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG: um panorama temático das dissertações e teses defendidas
Flávia Aparecida Britto, Maria Laura Magalhães Gomes
712-722
pdf
Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UNB): narrativas da sua origem
Mônica Menezes de Souza, Aparecida Rodrigues Silva Duarte
723-733
pdf
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
734-737
pdf
As Cercanias da Década de 1980: a implantação da Proposta Curricular de Matemática na cidade de Bauru (SP)
Juliana Aparecida Rissardi Finato, Ivete Maria Baraldi
738-749
pdf
O Processo de Implantação da Disciplina História da Educação Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Juliana Teixeira Dornelos Alves, Liliane dos Santos Gutierre
750-762
pdf
História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma análise hermenêutica
Ana Jimena Lemes Pérez, Virgínia Cardia Cardoso
763-774
pdf
Sessão Coordenada: alguns comentários
Lucia Maria Aversa Villela
775-776
pdf
A formação de professores e/nas práticas de mentoria: um olhar sobre uma instituição privada em Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990
Viviane Ramos Gomes Gaspar, Luzia Aparecida de Souza
777-787
pdf
A Escola de Formação Permanente do Magistério de Sobral – ESFAPEM: formação e prática docente em matemática das professoras deste município.
Miguel Jocélio Alves da Silva
788-798
pdf
Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo espectros imperiais
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
799-809
pdf
Regulamento de 1890 e Provas de Concurso para Professores do Ensino Primário no Estado de Sergipe
Heloísa Helena Silva, Wilma Fernandes Rocha
810-819
pdf
Mapas, Panoramas e Cenários: versões sobre a formação de professores de matemática
Fábio Donizeti de Oliveira
820-827
pdf
Formação de Professores de Matemática na Região Norte de Minas Gerais (1960- 1990): um olhar sobre Montes Claros
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Maria Laura Magalhães Gomes
828-838
pdf
Panorama Histórico sobre a Educação Matemática e a Formação de Professores que Ensinam Matemática em Mato Grosso
Dra. Andréia Dalcin, Dra. Rute da Cunha, Ms. Vinícius Machado Pereira dos Santos
839-849
pdf
Histórias da Formação de Professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva, Maria Laura Magalhães Gomes
850-860
pdf
Comentário a Trabalhos de uma Sessão Coordenada no II ENAPHEM
Circe Mary Silva da Silva
861-867
pdf
A História da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Rio Grande do Norte
João Cláudio Rocha de Souza, Liliane dos Santos Gutierre
868-874
pdf
EPAEM: elo de integração dos grupos de Educação Matemática no Pará
Miguel Chaquiam
875-886
pdf
Uma Análise da História da Matemática apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC)
Rosana Rodrigues da Silva
887-897
pdf
Minas Gerais - O Ensino de Geometria e a Formação de Professores Primários no Período entre 1890 e 1930
Silvia de Castro de Barros, Maria Cristina Araújo de Oliveira
898-908
pdf
Quatro casos e cada caso é um caso: uma leitura de pesquisas em História da Educação Matemática
Mirian Maria Andrade
909-917
pdf
A Revista Lilaváti (1957) De Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático
Cristiane Coppe de Oliveira
918-928
pdf
O processo de constituição da disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961
Francisco de Oliveira Filho
929-939
pdf
Elementos de Geometria de Clairaut: uma análise a partir da Hermenêutica de Profundidade
Fernando Guedes Cury, Larissa Cristina Alves
940-949
pdf
Jogos de Cenas a partir de Mapas Espectrais-Gramaticais
Márcia Maria Bento Marim
950-960
pdf
II ENAPHEM: Sessão Coordenada, alguns comentários
Miguel Chaquiam
961-971
pdf
Cades: seus textos e seus contextos na história da educação matemática
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner
972-981
pdf
Como Ensinar a Tabuada? Um Estudo dos Textos de Francisco Antunes em Revistas Pedagógicas
Dirce Lurdes Pires Rodrigues
982-991
pdf
Comentários a trabalhos da Sessão Coordenada
Fernando Guedes Cury
992-998
pdf
O Método Mútuo e as Orientações para o Ensino de Desenho Linear: um estudo introdutório sobre as implicações para escola primária na Bahia republicana
Márcio Oliveira D’Esquivel, Claudinei de Camargo Sant’Ana
999-1009
pdf
Instrução Pública do Paraná de 1901 a 1930: as leis educacionais e as recomendações de utilização do método de ensino intuitivo
Antonio Flavio Claras, Iara da Silva França, Mariliza Simonete Portela
1010-1020
pdf
Comentários da Sessão Coordenada
David Antonio da Costa
1021-1027
pdf
Grupos de História da Educação Matemática do Brasil: genealogias e coletivo de pensamento
Iran Abreu Mendes, Carlos Aldemir Farias da Silva
1028-1039
pdf
Histórias da Formação de Professores que Ensinam Matemática apresentadas no VII CBHE e no XI ENEM em 2013
Neuza Bertoni Pinto
1040-1051
pdf
Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – 1º semeste de 1962: o que nos contam os Registros de avaliação
Mônica Menezes de Souza, Maria Terezinha Jesus Gaspar, Carmyra Oliveira Batista, Edilene Simões Costa, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
1052-1060
pdf
Sobre Iniciativas para a Formação de Professores de Matemática: Aproximações e Distanciamentos sobre Três Trabalhos e Contextos Espaço-temporais Brasileiros
Heloisa da Silva
1061-1067
pdf
Fragmentos de uma narrativa
Adriane Elisa Dombrowski
1068-1077
pdf
Correntes de Pensamentos nos Módulos de Didática da Matemática: Formação de Professores Leigos no Projeto Logos II
Cristiane Talita Gromann de Gouveia
1078-1088
pdf
O Manual “Como ensinar Matemática no Curso Ginasial”: uma compreensão acerca da(s) proposta(s) de formação de professores de Matemática do Ensino Secundário implementada(s) no sul de Mato Grosso Uno pela CADES
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza
1089-1099
pdf
Histórias de Formação de Professores de Matemática: diálogos entre a criação de cursos, a formação de professores e a constituição profissional.
Diogo Franco Rios
1100-1106
pdf
Mapeamento das Monografias dos Formandos do Curso de Ciências da Educação, Opção Matemática, em Cabinda (Angola)
Inês Florinda Luís Buissa, Maria Laura Magalhães Gomes
1107-1116
pdf
Um mapeamento de Licenciaturas em Matemática no Brasil nos anos 1960: revista Documenta como fonte.
Letícia Nogueira Gomes, Maria Ednéia Martins Salandim
1117-1123
pdf
A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980)
Tatiana Silva Santos Soares, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
1124-1130
pdf
A Formação de Professores que Ensinam Matemática: episódios brasileiros de 1960 a 1990
Virgínia Cardia Cardoso
1131-1139
pdf
Formação de Professores de Matemática no Médio Araguaia – MT nas décadas de 1980-1990
Williane Barreto Moreira, Ivete Maria Baraldi
1140-1145
pdf
A Presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre nos Anos 1970
Andréia Dalcin, Sara Regina da Silva
1146-1157
pdf
Memórias da Licenciatura Curta Parcelada de Ciências no Mato Grosso do Sul: vários olhares.
Kátia Guerchi Gonzales
1158-1169
pdf
Relação Entre a Prática do Ensino da Álgebra na Cidade de Vitória da Conquista e a Modernização do Ensino de Matemática (1960-1970)
Eliana Almeida Reis Rocha, Claudinei de Camargo Sant’Ana
1170-1177
pdf
Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática
Flávia dos Santos Soares
1178-1185
pdf
Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático
Bruno Alves Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa
1186-1196
pdf
A Contribuição de Achille Bassi como Gestor da Matemática no Brasil
Aline Leme da Silva
1197-1207
pdf
Analise histórica comparativa do relato de uma professora alagoana sobre sua formação docente e o ensino de matemática no primário durante o século XX
Miriam Correia da Silva, Mercedes Carvalho
1208-1213
pdf
Sessões coordenadas, lançamentos de livros, participantes do II ENAPHEM e alguns registros fotográficos
Sessões Coordenadas (Parte 2)
498-1213
PDF
Lançamentos de livros, participantes do II ENAPHEM e alguns registros fotográficos
1214-1283
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários