Uma Hermenêutica de Profundidade dos Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Lacroix

  • Mirian Maria Andrade Doutora em Educação Matemática pelo PPGEM - UNESP/Rio Claro. Docente da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Membro do GHOEM – grupo História Oral e Educação Matemática.

Resumo

Neste texto apresentamos uma investigação em que analisamos a obra Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Silvestre François Lacroix, mobilizando a Hermenêutica de Profundidade (HP), a partir de John B. Thompson, como aporte teóricometodológico. Desta forma, tratamos do modo como procedemos com as análises sóciohistórica, formal e a interpretação/reinterpretação. Nosso movimento analítico propõe, também, uma aproximação da HP com a concepção de Paratextos Editoriais de Gérad Genette e, portanto, esboçamos uma discussão sobre essa possibilidade. Finalizamos este texto com uma discussão sobre a Hermenêutica de Profundidade como um método em desenvolvimento em Educação Matemática, apontando, segundo nosso ponto de vista, algumas considerações deste referencial teórico-metodológico para este campo de pesquisa.

Referências

ANDRADE, M. M. Ensaios sobre o Ensino em Geral e o de Matemática em Particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2012.

GENETTE, G. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

LACROIX, S.F Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier. Paris, Bachelier, Impremeur-Libraire. 4 ed., 1838.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. (Tradução do Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais). Petrópolis: Vozes, 1995.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Andrade, M. M. (2022). Uma Hermenêutica de Profundidade dos Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Lacroix . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 104-114. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15112
Seção
Mesas redondas - submetidas