Uma Hermenêutica de Profundidade dos Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Lacroix
Resumo
Neste texto apresentamos uma investigação em que analisamos a obra Ensaios sobre o ensino em geral, e sobre o de matemática em particular, de Silvestre François Lacroix, mobilizando a Hermenêutica de Profundidade (HP), a partir de John B. Thompson, como aporte teóricometodológico. Desta forma, tratamos do modo como procedemos com as análises sóciohistórica, formal e a interpretação/reinterpretação. Nosso movimento analítico propõe, também, uma aproximação da HP com a concepção de Paratextos Editoriais de Gérad Genette e, portanto, esboçamos uma discussão sobre essa possibilidade. Finalizamos este texto com uma discussão sobre a Hermenêutica de Profundidade como um método em desenvolvimento em Educação Matemática, apontando, segundo nosso ponto de vista, algumas considerações deste referencial teórico-metodológico para este campo de pesquisa.
Referências
ANDRADE, M. M. Ensaios sobre o Ensino em Geral e o de Matemática em Particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2012.
GENETTE, G. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
LACROIX, S.F Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier. Paris, Bachelier, Impremeur-Libraire. 4 ed., 1838.
THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. (Tradução do Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais). Petrópolis: Vozes, 1995.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado