Atualidades Pedagógicas, Aula Maior e Edart: a divulgação de livros didáticos de matemática no Brasil

  • Maria Ângela Miorim Professor Doutor da Faculdade de Educação da UNICAMP

Resumo

Nesta apresentação, analisamos três revistas de editoras brasileiras que publicaram livros didáticos de matemática para as últimas séries do ensino fundamental e para o ensino médio nas décadas de 1950, 1960 e 1970. As revistas analisadas são: Atualidades Pedagógicas, da Companhia Editora Nacional; Aula Maior, da Edart, Livraria Editora Ltda; e Método, da Editora Atual. Considerando, com Certeau (1994, p.99), a estratégia como “o cálculo (ou a manipulação) das relações de forças que se torna possível a partir do momento em que um sujeito de querer e poder (uma empresa, um exército, uma cidade, uma instituição científica) pode ser isolado”, o nosso objetivo é discutir estratégias utilizadas por essas Editoras, em particular através de suas revistas, para valorizar e vender os seus livros didáticos. Para isso, daremos especial atenção aos discursos utilizados pelas revistas em sua apresentação aos professores, nos serviços prestados e na divulgação de seus livros didáticos. A análise desses periódicos, nos apontam para uma ampliação, especialização e internacionalização do mercado editorial brasileiro na produção de livros didáticos no período, associadas diretamente à ampliação do número de matrículas para o nível de ensino objeto do estudo e às alianças políticas estabelecidas pelo país com organizações internacionais.

Referências

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Publicado
2022-01-06
Como Citar
Miorim, M. Ângela. (2022). Atualidades Pedagógicas, Aula Maior e Edart: a divulgação de livros didáticos de matemática no Brasil . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 172-184. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15119
Seção
Mesas redondas - submetidas