Atualidades Pedagógicas, Aula Maior e Edart: a divulgação de livros didáticos de matemática no Brasil
Resumo
Nesta apresentação, analisamos três revistas de editoras brasileiras que publicaram livros didáticos de matemática para as últimas séries do ensino fundamental e para o ensino médio nas décadas de 1950, 1960 e 1970. As revistas analisadas são: Atualidades Pedagógicas, da Companhia Editora Nacional; Aula Maior, da Edart, Livraria Editora Ltda; e Método, da Editora Atual. Considerando, com Certeau (1994, p.99), a estratégia como “o cálculo (ou a manipulação) das relações de forças que se torna possível a partir do momento em que um sujeito de querer e poder (uma empresa, um exército, uma cidade, uma instituição científica) pode ser isolado”, o nosso objetivo é discutir estratégias utilizadas por essas Editoras, em particular através de suas revistas, para valorizar e vender os seus livros didáticos. Para isso, daremos especial atenção aos discursos utilizados pelas revistas em sua apresentação aos professores, nos serviços prestados e na divulgação de seus livros didáticos. A análise desses periódicos, nos apontam para uma ampliação, especialização e internacionalização do mercado editorial brasileiro na produção de livros didáticos no período, associadas diretamente à ampliação do número de matrículas para o nível de ensino objeto do estudo e às alianças políticas estabelecidas pelo país com organizações internacionais.
Referências
ABRANTES, Antônio. Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC). 2008. 287 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2008.
BEDA, E. F. Octalles Marcondes Ferreira: Formação e Atuação do Editor. São Paulo: USP, 1987.(Tese de Doutorado).
BRAGHINI, K. M. Z. A. A “Vanguarda Brasileira”: A juventude no discurso da Revista Editora do Brasil S/A (1961-1980). São Paulo: PUC. Tese de Doutorado.
BÜRIGO, E. Z. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COMPANHIA EDITORA NACIONAL. 2° Catálogo Escolar de 1935. São Paulo: Nacional, 1935.
HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
MIORIM, M.A. A Biblioteca Pedagógica Brasileira da Companhia Editora Nacional e o ensino de matemática: livros, autores e estratégias editoriais. Horizontes, v. 24, n. 1, p. 9-21, jan./jun. 2006.
PANIZZOLO, Claudia. Ênio Silveira e a Companhia Editora Nacional: uma grande ofensiva cultural. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. Anais do 14º Congresso de Leitura do Brasil, 6 páginas. Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais14/Cinda.html#s. Acesso em 01/06/2014.
REVISTA ATUALIDADES PEDAGÓGICAS. São Paulo: Companhia Editora Nacional, ano I, n.1, p.1-48, janeiro e fevereiro de 1950.
REVISTA AULA MAIOR. São Paulo. EDART Livraria Editora Ltda, ano 1, n.1, p.1-24, setembro de 1965.
REVISTA AULA MAIOR. São Paulo. EDART Livraria Editora Ltda, ano 2, n. 2, p.1-24, junho de 1966.
REVISTA AULA MAIOR. São Paulo. EDART Livraria Editora Ltda, ano 5, n.8, p.1-32, fevereiro de 1970.
REVISTA MÉTODO. São Paulo. Atual Editora, ano 1, n.1, p.1-29, agosto de 1977.
REVISTA MÉTODO. São Paulo. Atual Editora, ano 3, n.5, p.1-32, janeiro de 1979.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado