Jornais e revistas como fontes privilegiadas na construção de um ato narrativo: investigando as práticas mobilizadoras de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro 1868 a 1889
Resumo
O texto visa analisar o uso dos jornais A Instrução Publica e A Verdadeira Instrução Publica, bem como o uso das revistas A Revista do Ensino; A Escola: Revista Brasileira de Educação e Ensino e a Revista do Ensino Primário como fontes para investigar as práticas mobilizadoras de cultura aritmética que teriam sido realizadas na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro, no período de 1868 a 1889, com o propósito de formar professores para atuarem nas chamadas "escolas de primeiras letras”. A pesquisa se insere no campo temático da história da educação matemática. Tomamos como inspiração filosófica e metodológica o pensamento desenvolvido pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, bem como o pensamento de desconstrução de Jacques Derrida. O corpus de nossa pesquisa manifestou rastros de duas tradições de livros de Aritmética para diversos campos de atividade humana, ou seja, dois tipos de obras que mobilizaram a cultura aritmética: livros destinados à prática mercantil e livros escolares, alguns destes destinados a formar o formador, como o livro de Aritmética de Ottoni. Com relação às práticas de ensino de Aritmética na formação de professores, vimos que, a partir dos anos de 1870, foi recomendado o método intuitivo, inspirado na obra Cours théorique et pratique de pédagogie et de méthodologie, de Thomas Braun. Recomendação efetivada no uso do Compendio de Pedagogia de Antonio Marciano da Silva Pontes, onde encontramos rastros de que a Aritmética passa a ser escolarizada com forte vertente moralizadora. Mas o método intuitivo não foi bem aceito pelos professores primários.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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