Mapear a Formação de Professores de Matemática no Brasil: uma proposta, alguns exercícios
Resumo
O texto discute algumas diretrizes para que se possa empreender um mapeamento da formação de professores de Matemática. São discutidos temas centrais a essa proposta como a própria noção de mapeamento/cartografia e algumas possibilidades metodológicas, dentre as quais ficam ressaltadas as potencialidades das narrativas e da História Oral (concebida como modo de criar, coletar e estudar narrativas), e a aposta em tópicos como descentralização, alteração de escalas e formas alternativas de registro narrativo. Encerra o texto um detalhamento sobre algumas das investigações desenvolvidas (os exercícios) em/sobre diferentes regiões do país visando a analisar possibilidades e limitações desse Mapeamento, mobilizando as pesquisas, vinculadas ao projeto, desenvolvidas até o ano de 2012. De modo amplo, espera-se configurar, com este artigo, uma possibilidade de mapear a formação de professores de Matemática - e, em sentido amplo, a cultura matemática escolar – não apenas do ponto de vista historiográfico, mas também desse ponto de vista.
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