Conectando Formação de Professores e Narrativas: uma história possível sobre a disciplina Política Educacional Brasileira no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp/Rio Claro
Resumo
Este texto busca evidenciar uma das possibilidades de conexão entre narrativas, formação de professores e história da educação matemática, relatando a história específica da disciplina Política Educacional Brasileira (PEB) no curso de Licenciatura em Matemática da Unesp/Rio Claro, por meio da narrativa da professora responsável por tal disciplina, oferecida no primeiro semestre de 2012. A narrativa foi elaborada a partir de uma entrevista realizada no contexto de uma pesquisa que teve por objetivo elaborar uma compreensão sobre as potencialidades da utilização da História Oral como abordagem didático-pedagógica na disciplina PEB.
Inicialmente, apresentamos algumas considerações a respeito de pesquisas que legitimam o estudo de situações específicas de formação de professores. Posteriormente, passamos a descrever o contexto da pesquisa desenvolvida, e, em seguida, abordamos nossa defesa sobre a utilização de narrativas na (e para a) formação de professores (de Matemática). Finalizamos o texto trazendo à cena alguns aspectos históricos da disciplina PEB balizados nas experiências relatadas no depoimento da docente.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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