Os Exames de Admissão em uma Escola do Interior do Estado de Santa Catarina (1956-1960)
Resumo
O presente texto apresenta os Exames de Admissão de um estabelecimento de ensino que passou dificuldades com a lei de nacionalização de ensino (1938), do interior do Estado de Santa Catarina, nos anos de 1956 a 1960; e tem como objetivo revelar os conteúdos matemáticos predominantes nessas provas de admissão ao ginásio e com isso contribuir na reconstrução do núcleo programático que era contemplado pela escola primária daquele período. A abordagem será a da cultura escolar, a partir de Chervel (1990) e os resultados parciais da pesquisa indicam que os conteúdos matemáticos estavam relacionados ao contexto econômico e social vividos pelos candidatos naquele período.
Referências
AKSENEN, Elisângela Zarpelon. Os exames de admissão ao ginásio, seu significado e função na educação paranaense: análise dos conteúdos matemáticos (1930 a 1971). Dissertação (Mestrado em Educação). PUCPR-Curitiba, 2013.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, 1990, pp.177-229.
PINTO, Neuza Bertoni. O significado das provas de admissão ao ginásio da Escola Estadual de São Paulo no contexto político educacional do período de 1931 a 1943. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba, PR. Anais do III SBHE: Ed. Adivan High Tech Tecnologia Digital Ltda, 2004, v.1, p. 12-20.
TERNES, Apolinário. Bom Jesus: 60 anos de ensino. Joinville: Gráfica Meyer, 1986.
VALENTE, Wagner R. Exames e provas como fontes para a História da Educação. In: Os Exames de Admissão ao Ginásio: 1931-1969. Arquivos da Escola Estadual de São Paulo. PUC-SP, 2001, CD-ROM. Volumes 1, 2 e 3.
Exame de admissão Colégio Bom Jesus, Joinville, 3 de dezembro de 1956.
Exame de admissão Colégio Bom Jesus, Joinville, dezembro de 1957.
Exame de admissão Colégio Bom Jesus, Joinville, dezembro de 1958.
Exame de admissão Colégio Bom Jesus, Joinville, dezembro de 1959.
Exame de admissão Colégio Bom Jesus, Joinville, 12 de fevereiro de 1960.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado