A Era dos Testes e a Aritmética para o Ensino Primário: as mudanças na avaliação escolar em tempos da pedagogia científica
Resumo
Esse artigo analisa o uso e as interpretações que os professores do curso primário, anexo a Escola Normal de Casa Branca, fizeram dos testes de rendimento para o ensino de aritmética na década de 1930. Trata-se de um tempo que os discursos científicos tinham por objetivo promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A fonte principal para a pesquisa foi o Relatório das atividades desenvolvidas no curso primário anexo a Escola Normal de Casa Branca. A análise fundamenta-se metodologicamente nas contribuições da História Cultural, apoiando-se no conceito de apropriação de Roger Chartier (2002) na tentativa de entender que uso e interpretações os professores fizeram dos testes para verificar o rendimento dos conhecimentos aritméticos em função do desenvolvimento psicológico da criança e dos estágios de maturação. O estudo revelou uma preocupação em adequar os conteúdos matemáticos dos programas oficiais da escola primária paulista ao desenvolvimento psicológico das crianças e uma mudança no modo de tratar a avaliação escolar.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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