Análise de Alguns Programas de Aritmética para o Ensino Primário em Tempos de Escola Nova
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a conformação das prescrições oficiais de alguns programas de aritmética para o primeiro ano do ensino primário utililizados por diversos estados brasileiros no período compreendido entre 1920 e 1940. Assim buscar-se-á responder de que forma se configuraram estes programas no cenário brasileiro em tempos de pedagogia de escola nova, considerando-se como foco de pesquisa conteúdos e orientações pedagógicas prescritas nestes. As fontes analisadas encontram-se disponíveis no repositório institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, podendo ser acessadas em qualquer tempo e espaço. Para a análise das mesmas contou-se com o aporte teórico-metodológico da história cultural e história das disciplinas escolares. Os resultados apontam aspectos da trajetória dos saberes matemáticos escolares, mostrando pontos de convergências entre os programas analisados e as finalidades do ensino brasileiro da época, buscando contribuir com a história matemática escolar e de forma mais ampla, com a história da educação no Brasil.
Referências
CARVALHO, M. C. C. Modernidade Pedagógica e Modelos de Formação Docente. São Paulo: São Paulo em Perspectiva, vol.14, n.1, jan./mar., 2000.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Editora Difel; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S. A., 1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, 1990.
SILVA, Nancy Ribeiro de Araújo e. Tradição e Renovação Educacional em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975.
SOUZA, Rosa Fátima. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primária no Brasil, no século XX. Educar em Revista. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1550/155028215007.pdf. .N. 4. Julio-Septiembre, 2013, p. 103-120
VALENTE, W. R. O ensino intuitivo da Aritmética e as Cartas de Parker. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe; Aracaju: Universidade Tiradentes, 2008.
______________ Lourenço Filho, as cartas de Parker e as transformações da aritmética escolar. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Local: Cuiabá – MT. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/06. Maio, 2013
______________.A era dos tests e a pedagogia científica: um tema para pesquisas na educação matemática. Revista Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Ed. Ulbra. v.16. 2014.
VIDAL, D.G. Escola nova e processo educativo. In: Lopes, E. M.; Faria Filho, L. M.; Veiga, C. G. (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Homepages
Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina Disponível em: . Acesso em 13 de julho de 2014
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado