Histórias do Ensino de Matemática: entrelaçando compreensões

  • Déa Nunes Fernandes Docente do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/ Campus São Luís- Monte Castelo

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Geometria e Desenho nos Programas de Ensino dos Grupos Escolares Catarinenses, de autoria de Thaline Thiesen Kuhn (aqui indicado por T1); A Geometria no Ensino Primário na Década de 1920-1930, de autoria de Alexandra Camara e Neusa Bertoni Pinto (aqui indicado por T2); A Disciplina de Matemática Comercial e Financeira e as legislações do ensino comercial: breve olhar para as quatro primeiras décadas do século XX, de autoria de Sérgio Candido de Gouveia Neto (aqui indicado por T3); Um Estudo das Representações de Professores de Matemática sobre suas Práticas Pedagógicas em Cursos de EJA de autoria de Ana Rafaela Correia Ferreira e Maria Laura Magalhães Gomes (aqui indicado como T4).

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M, de. História: a arte de inventar o passado. Bauru (SP): Edusc, 2007.

CERTAEU, M.de. A operação historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Editora Forense- Universitária.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 2 ed.

CHERVEL, A. Historia das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n.2. Porto Alegre, 1990.

FOUCAULT, M. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do saber. Editora: Graal Editora, 1984.

JULIA, D.A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Editoras Autores Associados. Jan/Jun. n. 1, 2001.

PESAVENTO, S. J. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petropolis:Vozes, 2002.

Publicado
2022-01-06
Como Citar
Fernandes, D. N. (2022). Histórias do Ensino de Matemática: entrelaçando compreensões . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 361-371. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15136
Seção
Sessões Coordenadas