A Geometria no Ensino Primário na Década de 1920-1930
Resumo
Esta comunicação insere-se no Projeto de Pesquisa A constituição dos saberes elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1960, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos de História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT. Pretende-se investigar como o ensino de geometria no curso primário do Estado de São Paulo era difundido em um período de grandes mudanças educacionais, na década de 1920, analisando as continuidades e rupturas identificadas no ensino de geometria. Partimos de uma análise de documentos legais, livros e revistas buscando compreender a história local e as transformações ocorridas nesse componente curricular, da escola primária do estado de São Paulo. Identificamos que o ensino da Geometria apresentou transformações na organização e nas formas de abordar os conteúdos como indicam as análises das fontes constituídas para o presente estudo.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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