Orientações Pedagógicas na Formação de Professores das Escolas Normais de Campo Grande-MS: um olhar sobre o manual Metodologia do Ensino Primário
Resumo
A intenção deste artigo é apresentar pesquisa concluída que teve como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, as orientações pedagógicas que fizeram parte da formação de professores nas Escolas Normais de Campo Grande – MS. Para tanto, esta pesquisa apoiouse na metodologia da Hermenêutica de Profundidade, proposta por John B. Thompson, e no conceito de Paratextos Editoriais, de Genette, para a análise do manual Metodologia do Ensino Primário, usado nas Escolas Normais deste munícipio, na década de 1950. Como apontamentos de análise, foi identificado que este manual serviu como instrumento de divulgação do pensamento católico que tomou uma postura de depuração acerca das novas ideias educacionais propagadas pelo movimento da Escola Nova no Brasil. Além disso, percebeu-se que este manual assume uma postura prescritiva, buscando apontar as melhores maneiras e formas de se ensinar as disciplinas direcionadas ao ensino primário. Viu-se, também, que apesar deste autor defender o ensino de aritmética e geometria a partir da vivência dos alunos, ele não apresenta tal postura em sua cartilha Vamos Estudar destinada aos alunos do ensino primário e que foi utilizada nas aulas de metodologia dos futuros professores.
Referências
ALMEIDA FILHO, Orlando José de. A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945-1971). Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. 368 p.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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