Do Catedrático em Matemática Marechal Rondon à criação do curso de formação de professores de Matemática em Ji-Paraná: uma história local articulada à história global

  • Marlos Gomes de Albuquerque Docente do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, Campus de Ji-Paraná. Doutorando REAMEC
  • José Luiz Magalhães de Freitas Docente do Instituto de Matemática - INMA da UFMS. Docente do programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS e da REAMEC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo histórico investigativo sobre a formação de professores de Matemática em Ji-Paraná, na perspectiva de responder o problema de pesquisa: De que forma ocorreu a implantação do curso nesta cidade? Este trabalho foi desenvolvido por meio de análise documental e fotográfica, além de revisão bibliográfica acerca da história de Rondônia. Os escritos de Marc Bloch, Jaques Le Goff, Roger Chartier serviram de embasamento teórico. Dentre os resultados, verificamos que os primeiros cursos surgiram através de convênio com a UFPA e que, posteriormente, com a criação do curso de licenciatura local, não possuía sequer quadro docente próprio.

Referências

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Publicado
2022-01-07
Como Citar
Albuquerque, M. G. de, & Freitas, J. L. M. de. (2022). Do Catedrático em Matemática Marechal Rondon à criação do curso de formação de professores de Matemática em Ji-Paraná: uma história local articulada à história global . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 515-525. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15151
Seção
Sessões Coordenadas