Quatro trabalhos, algumas possibilidades

  • Andréia Dalcin Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Faculdade de Educação e PPGEMAT

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários e sugestões acerca dos seguintes trabalhos apresentados na sessão coordenada 1, sala7, durante o II ENAPHEM: Os Materiais Didáticos Utilizados no Ensino Primário dos Saberes Elementares Matemáticos: uma análise aos documentos oficiais da década de 1930 de autoria de Jéssica Cravo Santos (aqui indicado por T1); A Pedagogia Moderna no Decreto de Leôncio de Carvalho e no Parecer/Projeto de Rui Barbosa: que aritmética ensinar na escola primária? de autoria de Marcus Aldenisson de Oliveira (aqui indicado por T2); História da Educação Matemática em sala de aula: Avaliação a partir do discurso de Malba Tahan na Educação Básica, de autoria de Leonardo Silva Costa (aqui indicado por T3) e Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática dos autores
Enne Karol Venancio de Sousa e John A. Fossa (aqui indicado por T4).

Referências

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. O jornal e outras fontes para a história da educação mineira do século XIX: uma introdução. In: ARAUJO, José Carlos Souza e GATTI JUNIOR, Decio (orgs.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Capinas: Autores Associados, 2002.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Imprensa, civilização e educação: Uberabinha (MG) no início do século XX. In: Novos temas em história da educação no Brasil. Instituições escolares e educação na imprensa. Uberlândia: EDUFU; Campinas: Autores Associados, 2002.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Dalcin, A. (2022). Quatro trabalhos, algumas possibilidades. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 545-553. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15154
Seção
Sessões Coordenadas