Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática
Resumo
O professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido por Malba Tahan, é lembrado por sua produção de uma literatura infantil, na qual a matemática aparece em contextos diversos dos contextos usuais e inapropriadamente formais das escolas. Procuramos, no entanto, resgatar as outras maneiras em que Mello e Souza contribuía à Educação Matemática da sua época. Mostraremos que seus esforços nesse sentido incluíam a produção de textos sobre o ensino da matemática e textos didáticos, bem como a preparação e apresentação de cursos de curta duração para professores de matemática. Concluiremos que Mello e Souza se destacou como
proponente da importância da inclusão de elementos lúdicos no ensino da matemática, especialmente para o aluno jovem.
Referências
A REPÚBLICA. Jornal A República de 8 de abril de 1958, p. 6. Natal, 1958.
ASSIS, Márcia Maria Alves de. Ensino de matemática pelo rádio (1950 – 1970): uma história falada de um documentário didático: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
BARBOSA, Rafael Elia Paixão Lourenço. Malba Tahan: Um ator na cena da Escola. O Lince, Aparecida, p. 15 - 16, 25 fev. 2009.
GUTIERRE, Liliane dos Santos. O Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma modernização (1950-1980). 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
LOPES, Antônio José. Dia da Matemática e a obra didática de Malba Tahan, para além do homem que calculava. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM): Boletim nº 13. Brasília, 2012.
LORENZATO, Sérgio. Um reencontro com Malba Tahan. In: Zetetiké/Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática – Ano 3 - n. 4, Campinas, 1995.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitológico do discurso pedagógico de Malba Tahan. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Campinas, 2008.
VELLO, Valdemar. A incalculável herança d'O homem que calculava - Júlio César Malba Tahan de Mello e Souza. Simpósio Malba Tahan. Queluz, 2006.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado