Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática

  • Enne Karol Venancio de Sousa Docente do IFRN, Campus Santa Cruz; doutoranda do PPGED da UFRN
  • John A. Fossa Docente do PPGEd da UFRN; docente Depto. de Matemática, PPGECEM da UECG

Resumo

O professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido por Malba Tahan, é lembrado por sua produção de uma literatura infantil, na qual a matemática aparece em contextos diversos dos contextos usuais e inapropriadamente formais das escolas. Procuramos, no entanto, resgatar as outras maneiras em que Mello e Souza contribuía à Educação Matemática da sua época. Mostraremos que seus esforços nesse sentido incluíam a produção de textos sobre o ensino da matemática e textos didáticos, bem como a preparação e apresentação de cursos de curta duração para professores de matemática. Concluiremos que Mello e Souza se destacou como
proponente da importância da inclusão de elementos lúdicos no ensino da matemática, especialmente para o aluno jovem.

Referências

A REPÚBLICA. Jornal A República de 8 de abril de 1958, p. 6. Natal, 1958.

ASSIS, Márcia Maria Alves de. Ensino de matemática pelo rádio (1950 – 1970): uma história falada de um documentário didático: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

BARBOSA, Rafael Elia Paixão Lourenço. Malba Tahan: Um ator na cena da Escola. O Lince, Aparecida, p. 15 - 16, 25 fev. 2009.

GUTIERRE, Liliane dos Santos. O Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma modernização (1950-1980). 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

LOPES, Antônio José. Dia da Matemática e a obra didática de Malba Tahan, para além do homem que calculava. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM): Boletim nº 13. Brasília, 2012.

LORENZATO, Sérgio. Um reencontro com Malba Tahan. In: Zetetiké/Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática – Ano 3 - n. 4, Campinas, 1995.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitológico do discurso pedagógico de Malba Tahan. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação. Campinas, 2008.

VELLO, Valdemar. A incalculável herança d'O homem que calculava - Júlio César Malba Tahan de Mello e Souza. Simpósio Malba Tahan. Queluz, 2006.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Sousa, E. K. V. de, & Fossa, J. A. (2022). Júlio César de Mello e Souza e a Educação Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 588-596. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15159
Seção
Sessões Coordenadas