História da Educação Matemática, Quatro Investigações, Um Olhar

  • Rosinéte Gaertner Docente voluntária da Universidade Regional de Blumenau, FURB

Resumo

Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos, apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: História do Ensino de Matemática de um Colégio Técnico de Minas Gerais (1969 – 2006), de autoria de Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo e Maria Laura Magalhães Gomes (aqui indicado por T1); O Papel das Entrevistas na Construção de uma História da Formação de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul, de autoria de Carla Regina Mariano da Silva e Antonio Vicente Marafioti Garnica (aqui indicado por T2); Vestígios do Ensino de Matemática em um Grupo Escolar Capixaba, de autoria de Ana Cláudia Pezzin e Moysés Gonçalves Siqueira Filho (aqui indicado por T3); A Modernização do Ensino da Matemática no Colégio Taylor Egídio (1950 – 1969), de autoria de Malú Rosa Brito Gomes e Claudinei de Camargo Sant’Ana (aqui indicado por T4).

Referências

BARALDI, I.M.; GAERTNER, R. Um ensaio sobre História Oral e Educação Matemática: pontuando princípios e procedimentos. Bolema, Rio Claro, ano 21, n.30, pp 47–61, 2008.

BARALDI, I.M.; GAERTNER, R. Textos e Contextos: um esboço da CADES na História da Educação (Matemática). Blumenau: Edifurb, 2013.

GARNICA, A.V.M. Analisando imagens: um ensaio sobre a criação de fontes narrativas para compreender os Grupos Escolares. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 35A, pp 75-100, 2010.

GARNICA, A.V.M. (Org.). Cartografias Contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris, 2014.

MARTINS-SALANDIM, M. E. Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: Histórias, Práticas e Marginalidade. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2007.

PINTO, A. H. Educação Matemática e Formação para o Trabalho: práticas escolares na Escola Técnica de Vitória - 1960 a 1990. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas (SP). Campinas, 2006.

TEIVE, G.M.G.; DALLABRIDA, N. A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino em Santa Catarina (1911 – 1918). Campinas: Mercado de Letras, 2011.

VALENTE, W.R. (Org.); OLIVEIRA, M. C. A. (Org.); SILVA, M. C. L. (Org.) . O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2011.

VIDAL, D. G. (org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil ( 1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

Publicado
2022-01-07
Como Citar
Gaertner, R. (2022). História da Educação Matemática, Quatro Investigações, Um Olhar . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 641-647. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15164
Seção
Sessões Coordenadas