Vestígios do Ensino de Matemática em um Grupo Escolar Capixaba
Resumo
Apresenta os resultados da pesquisa realizada por Pezzin (2012) ao Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica, do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, sob a orientação do Prof. Dr Moysés Gonçalves Siqueira Filho, intitulada Grupo Escolar Amâncio Pereira (1946-1975): Organização, Contexto Histórico e Educação Matemática. Considera as atividades escolares vivenciadas durante o século passado no Grupo Escolar Amâncio Pereira localizado na cidade de São Mateus/ES. Situa as práticas escolares em termos sociais, políticos e econômicos. Utiliza arquivos como fontes primárias, além de reflexões e compreensões possibilitadas pelas fontes secundárias. Considera o cenário socioeconômico do país e a promessa de progresso que os Grupos Escolares representavam para as camadas mais populares da sociedade que, em sua maioria não tinha acesso à educação.
Referências
BENCOSTTA, M. L. A. Desfiles patrióticos: memória e cultura cívica dos grupos escolares de Curitiba (1903-1971). In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893 - 1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006. p. 299-321.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COUTINHO, J. M. Uma História da Educação no Espírito Santo. Vitória: Departamento Estadual de Cultura/ Secretaria de produção e Divisão Cultural UFES, 1993.
FALCÃO, E. B. de L. História do ensino da leitura no Espírito Santo (1946-1960). 2010. 280 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.
FERREIRA, L. V. A História dos Grupos Escolares no Espírito Santo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Disponível em <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe1/anais/164_viviane.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas:UNICAMP, ano 3, n. 4, p.1-37. 1995.
MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. Estudos comparativos sobre a reforma da Matemática Moderna. In: . A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Portugal: [s.n.], 2010. p. 1-8.
NARDOTO, E. O.; OLIVEIRA, H. L. História de São Mateus. 2 ed. São Mateus: Atlântica, 2001.
PEZZIN, A. C. Grupo Escolar Amâncio Pereira (1946-1975): Organização, Contexto Histórico e Educação Matemática. 2012. 79f. Monografia (Especialização em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2012.
PINTO, N. B. O impacto da Matemática Moderna na cultura da escola primária brasileira. In: MATOS, J. M.; VALENTE, W. R. (Ed.). A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos. Portugal: [s.n.], 2010. p. 9-40.
RÉBOLI, A. V. Amâncio Pereira: um representante da elite mulata capixaba. [s.d.]. Projeto de Pesquisa do CNPq, Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em < http://www.cchn.ufes.br/nudes/relatorios/8.pdf>. Acesso em 20 de mar. 2012.
SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: ________. O legado educacional do século XX no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 9-57.
SILVA, D. G. da. Ilhas de Saber: Representações e práticas das escolas isoladas do estado de São Paulo (1933-1943). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3., 2004, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em < http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo4/160.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2012.
SOUZA, R. F. de. Lições da Escola Primária. In: SAVIANI, D. [et al.]. O legado educacional do século XX no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 109-161
SOUZA, R. F. de; FARIA FILHO, L. M. de. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893 - 1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006. p. 21-56.
SOUZA, R. A. de. O ensino de história na perspectiva intelectual de Alfredo Miguel Aguayo. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 43, p. 118 -131, set. 2011. Disponível em < http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/43/art09_43.pdf>. Acesso em 14 de Jan. 2012.
VIDAL, D. G. (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: mercado das letras, 2006.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado