As Cercanias da Década de 1980: a implantação da Proposta Curricular de Matemática na cidade de Bauru (SP)

  • Juliana Aparecida Rissardi Finato Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, campus de Rio Claro
  • Ivete Maria Baraldi Docente do Departamento de Matemática da Unesp, campus de Bauru. Professora credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, campus de Rio Claro, e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp, campus de Bauru.

Resumo

O trabalho apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Uma viagem pelas cercanias da década de 1980: a implantação da Proposta Curricular de Matemática e os enfrentamentos de professores”. A Proposta Curricular para o ensino de Matemática foi distribuída à rede estadual paulista de ensino em 1988 e representou uma oposição, ao menos teoricamente, aos pressupostos defendidos pelos divulgadores do Movimento Matemática Moderna. Nesse sentido, a pesquisa em questão tem como objetivo elaborar uma compreensão sobre os enfrentamentos de professores de matemática da cidade de Bauru – SP diante da implantação da Proposta. A metodologia empregada para atingir o objetivo proposto foi a História Oral, lançando mão de depoimentos de pessoas que estiveram envolvidas, de alguma forma, com a produção e implantação desse currículo. Neste texto, apresentamos um estudo sobre a estrutura de implantação da Proposta na cidade de Bauru, bem como alguns apontamentos dos professores quanto ao processo de implantação desse material curricular.

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Publicado
2022-01-08
Como Citar
Finato, J. A. R., & Baraldi, I. M. (2022). As Cercanias da Década de 1980: a implantação da Proposta Curricular de Matemática na cidade de Bauru (SP) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 738-749. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15174
Seção
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