História da Matemática como Recurso Pedagógico: uma análise hermenêutica
Resumo
A pesquisa proposta retoma o tema de como a disciplina História da Matemática pode ser compreendida num curso de formação de professores de Matemática. Nosso interesse é verificar como esse assunto é abordado e quais concepções circulam em cursos de Licenciatura em Matemática. Além disso, também nos interessa compreender como a História da Matemática pode colaborar na formação de um professor reflexivo e crítico, ciente de sua competência democrática. Baseando-nos em The ICMI Study (2000) e Miguel e Brito (2010) empreenderemos uma pesquisa qualitativa a respeito das concepções sobre a História da Matemática que são explicitadas por professores de cursos de Licenciatura. Outra referência importante será Skovsmose (1999) e os ideais do Movimento da Educação Matemática Crítica no que tange o papel da disciplina História da Matemática para a constituição da competência crítica nos licenciados. Para o objetivo da nossa pesquisa, foram entrevistados sete professores da Universidade de São Paulo, que lecionam disciplinas na Licenciatura em Matemática ou da Matemática (bacharelado, mestrado ou doutorado), que tiveram ou têm relação com História. Nosso referencial metodológico para análise das entrevistas e constituição de nossas interpretações é a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), que estabelecera diálogo com a teoria crítica, através do conceito da racionalidade técnica acunhado por Marcuse (1993). Nas nossas primeiras análises, tentamos dimensionar o problema da História da Matemática na formação de professores, procurando as diferentes perspectivas favoráveis ou contrárias ao seu uso. Assim, percebemos alguns desses argumentos nas falas dos professores depoentes.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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