A formação de professores e/nas práticas de mentoria: um olhar sobre uma instituição privada em Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990

  • Viviane Ramos Gomes Gaspar Viviane Ramos Gomes Gaspar, mestranda na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande/MS
  • Luzia Aparecida de Souza docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande/MS

Resumo

Este artigo expõe um relato de uma pesquisa de mestrado em andamento, que constitui-se no campo da História da Educação Matemática e se estrutura de modo a compreender o cenário acerca do exercício de uma formação por prática de mentoria de professores do Ensino Primário em uma instituição privada de Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990. Buscamos contribuir, por meio desse estudo, com as investigações referentes à formação de professores que ensinam e/ou ensinavam Matemática no país. Para tanto, mobilizamos estudos historiográficos e a história oral como metodologia de pesquisa qualitativa que tem o foco, principal, na criação intencional de fontes historiográficas a partir de situações de entrevista. Este trabalho pauta-se em experiências conhecidas de professores que, ao chegarem a uma instituição de ensino, sendo iniciantes ou não, passavam por situações de preparo/acompanhamento para a prática, sendo orientadaspela coordenação/direção ou professores mais “experientes” dessa instituição, o que chamamos aqui de prática por mentoria. O recorte apresentado traz um primeiro movimento de análise articulando as ideias de cinco depoimentos registrados até o momento. Esperamos que este estudo possa contribuir para um novo olhar sobre a formação de professores que ensinam Matemática.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado - Ensaios de teoria da História. 1. ed. Bauru: Edusc, 2007.

ANDRÉ, Marli. E. D. A. de. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. In:, Revista Brasileira obre Formação Docente Belo Horizonte, v.01, n.01, p.41-56, ago./dez. 2009.

CURY, Fernando Guedes. Uma História da Formação de Professores de Matemática e das Instituições Formadoras do Estado de Tocantins. 2011. 290 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.ghoem.com/textos/h/tese_cury.pdf>. Acesso em: 13 abril de 2013.

FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p.19-50.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Spasandin; FREITAS, Maria Teresa M.; MISKULIN, Rosana. G. S. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte: UFMG, n. 36, p. 137-160, dez. 2002.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de História da Educação Matemática. - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 384p.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. História Oral e Educação Matemática: de um inventário a uma regulação.ZETETIKÉ, Cempem-FE, Unicamp, São Paulo, v.11, n. 19, p. Jan./Jun. 2003. Disponível em: <http://www.ghoem.com/textos/h/historia_oral_educacao_ matematica.pdf>. Acesso em: 12 de maio de 2013.

PASSOS, MarinezMeneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. A Formação de Professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de Educação Matemática. In: NARDI, Roberto (org). Ensino de Ciência e Matemática I: temas sobre formação de professores.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 193-207.

SILVA, Heloisa da; SOUZA, Luzia Aparecida. A História Oral na Pesquisa em Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 20, n 28,2007, p. 139-162.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Gaspar, V. R. G., & Souza, L. A. de. (2022). A formação de professores e/nas práticas de mentoria: um olhar sobre uma instituição privada em Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 777-787. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15178
Seção
Sessões Coordenadas