A formação de professores e/nas práticas de mentoria: um olhar sobre uma instituição privada em Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990
Resumo
Este artigo expõe um relato de uma pesquisa de mestrado em andamento, que constitui-se no campo da História da Educação Matemática e se estrutura de modo a compreender o cenário acerca do exercício de uma formação por prática de mentoria de professores do Ensino Primário em uma instituição privada de Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990. Buscamos contribuir, por meio desse estudo, com as investigações referentes à formação de professores que ensinam e/ou ensinavam Matemática no país. Para tanto, mobilizamos estudos historiográficos e a história oral como metodologia de pesquisa qualitativa que tem o foco, principal, na criação intencional de fontes historiográficas a partir de situações de entrevista. Este trabalho pauta-se em experiências conhecidas de professores que, ao chegarem a uma instituição de ensino, sendo iniciantes ou não, passavam por situações de preparo/acompanhamento para a prática, sendo orientadaspela coordenação/direção ou professores mais “experientes” dessa instituição, o que chamamos aqui de prática por mentoria. O recorte apresentado traz um primeiro movimento de análise articulando as ideias de cinco depoimentos registrados até o momento. Esperamos que este estudo possa contribuir para um novo olhar sobre a formação de professores que ensinam Matemática.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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