Formação de Professores de Matemática na Região Norte de Minas Gerais (1960- 1990): um olhar sobre Montes Claros
Resumo
Esta pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objetivo investigar a história da formação de professores de Matemática no norte de Minas Gerais, no curso de licenciatura da atual Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. O período focalizado se estende da década de 1960 até a década de 1990. Utilizamos a metodologia da História Oral, segundo os parâmetros do GHOEM – Grupo História Oral e Educação Matemática, integrando o projeto por ele desenvolvido de mapeamento da formação e atuação de professores de Matemática no Brasil. O exame das entrevistas realizadas até o momento nos mostra uma grande busca pela ampliação do quadro de professores graduados para atuar na educação básica e, também, que os alunos tornaram-se professores do curso/instituição que os havia formado.
Referências
AMADO, J. e FERREIRA, M. de M. (Coord.) Usos & abusos da história oral – 8. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BURKE, P. (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
_________. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
CUNHA, L. A. e GÓES, M. de. O golpe na educação. 10ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1999.
DRUMOND, J. G. de F. “Universitas quae sera tamen”. Montes Claros: Revista Vínculo, n. 04, dez. 1989.
GALVÃO, A. M. de O., LOPES, E. M. T. Território Plural: a pesquisa em história da educação. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010.
GARNICA, A. V. M. (Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral e Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, v. único, p.151-163.
_______________. Presentificando Ausências: A Formação e a Atuação dos Professores de Matemática. In: CUNHA, A.M. de O. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 555 -569.
LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da Educação no Brasil. Revista HISTEDBR Online, Campinas, v. 1, p. 1-20, 2004.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; BRITO, A. J. History of Mathematics Education in Brazil. In: UNESCO (Org.). Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS). Oxford: UNESCO, 2013, v.1, p. 1-55.
PAULA, I. R. de. Pequena Resenha Histórica da FAFIL. Montes Claros: Revista Vínculo, Ano I, n. 01, mar. 1973.
VIDAL, D. G. & FARIA FILHO, L. M. de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p.37-70, 2003.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado