Histórias da Formação de Professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG

  • Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva Mestrando em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Maria Laura Magalhães Gomes Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Resumo

Este artigo traz componentes de um projeto ainda em desenvolvimento, que pretende constituir uma versão histórica da formação de professores de Matemática na região de São João del-Rei, MG, entre os anos de 1987 e 2001. Valendo-nos da História Oral como procedimento metodológico em destaque, pretendemos colher depoimentos de pessoas que, de alguma maneira, participaram do processo de formação dos referidos professores nessa época e, assim, constituir nossa versão da história. Ademais, este trabalho é parte de um projeto de maior escopo, do Grupo “História Oral de Educação Matemática” (GHOEM), o qual visa mapear e investigar a formação de professores de Matemática no Brasil.

Referências

ARRUDA, M. A. Formar almas, plasmar corações, dirigir vontades: o projeto educacional das Filhas da Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo (1898-1905). 2011. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Censo 2010. Diário Oficial da União, 04 Nov. 2010.

BURKE, P. (org.). A Escrita da História: novas Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

GALVÃO, A. M. O.; LOPES, E. M. T. Território Plural: a pesquisa em história da educação. 1 ed. São Paulo: Ática, 2010.

GARNICA, A. V. M. (Re)traçando trajetórias, (re)coletando influências e perspectivas: uma proposta em História Oral e Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, v. único, p.151-163.

_______________. Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática. Alexandria, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 35-60, abr 2013.

GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, H. Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 213-250, dez 2011.

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

GOMES, M. L. M. Escrita Autobiográfica e História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 105-137, abr 2012.

_______________. A pesquisa no campo das relações entre História e Educação Matemática: três exemplos. In: Reunião Latino Americana de Educação Matemática, XXVI, 2012. Belo Horizonte-Mg. Anais...Belo Horizonte: Comité Latinoamericano de Matemática educativa, 2012. Disponível em < http://www.ufop.br/downloads/parte_06___mesa_redonda___anais_relme_26.pdf >. Acesso em 06/08/2013.

LARROSA, J. Algunas notas sobre la experiencia y sus lenguajes. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2005.

LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da Educação no Brasil. Revista HISTEDBR Online, Campinas, v. 1, p. 1-20, 2004.

MAXWELL, K. A devassa da devassa – A Inconfidência Mineira. Brasil e Portugal (1750-1808), 5a. Edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; BRITO, A. J. History of Mathematics Education in Brazil. In: UNESCO (Org.). Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS). Oxford: UNESCO, 2013, v.1, p. 1-55, 2013.

SOUTO, R. M. A.; SILVA, S. F. Anníbal Marques da costa e a “Matemática em versos e prosas” – histórias da Matemática na São João del-Rei do início do século XX. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 219-234, 2011.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p.37-70, 2003.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Paiva, P. H. A. A. de, & Gomes, M. L. M. (2022). Histórias da Formação de Professores de Matemática: um possível cenário de pesquisa na região de São João del-Rei, MG. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 850-860. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15185
Seção
Sessões Coordenadas