A História da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Rio Grande do Norte

  • João Cláudio Rocha de Souza Aluno de graduação em licenciatura em Matemática da UFRN, bolsista de Iniciação Científica da UFRN e Membro do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP)
  • Liliane dos Santos Gutierre Professora adjunto do Departamento de Matemática da UFRN, professora do Programa de Pósgraduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN (PPGECNM), coordenadora do GPEP, Coordenadora Pedagógica da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRN (PPG/UFRN). Líder do GPEP.

Resumo

Nesta comunicação, estarão sendo apresentados resultados preliminares desta, que é uma pesquisa de Iniciação Científica, cujo objetivo geral é investigar sobre o processo de criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) do Rio Grande do Norte (RN), e a relação desta criação com os Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM), dentro do marco cronológico de 1985 a 2003. Para atender a este objetivo, lançamos mão de fontes escritas, tais como atas, anais de eventos, ementas de criação da SBEM. Os dados coletados e examinados até o momento já indicam que o processo de implantação da SBEM do Rio Grande do Norte teve início no ano de 1990, devido a contribuição e empenho do Professor Dr. Antônio Pinheiro de Araújo, então 1º secretário da SBEM, que havia sido, no mesmo ano, o organizador do III ENEM, o qual foi sediado em Natal – RN. O referido professor incentivou um grupo de professores com o intuito de formar uma seção regional da SBEM, porém, após o seu falecimento, este grupo não levou adiante sua ideia, desfazendo-se. Os trabalhos da SBEM/RN foram retomados apenas em 2003, com a colaboração das professoras Drª. Arlete de Jesus Brito e Drª. Bernadete Barbosa Morey, permanecendo até os dias de hoje, promovendo atividades na área da Educação Matemática no Estado.

Referências

CAMPOS, T. M. M. História da SBEM. In. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VIII, 2004, Recife-PE. Anais... Recife, 2004. CDROM.

BERTONI, N. E. História da SBEM Sociedade Brasileira de Educação Matemática. In. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VIII, 2004, Recife-PE. Anais... Recife, 2004. CD-ROM.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Introdução Anais I ENEM. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 1., 1987. São Paulo. Anais... Ribeirão Preto: Atual Editora, 1988. 162. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/enemI.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2014.

ENCONTRO Nacional de Educação Matemática, 1., 1987. São Paulo. Anais... Ribeirão Preto: Atual Editora, 1988. 162. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/enemI.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2014.

ENCONTRO Nacional de Educação Matemática, 2., 1988. Maringa. Anais... São Paulo: Editora Ática, 1988. 132. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/enemII.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2014.

PEREIRA, Denizalde Jesiél Rodrigues. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. 2005. 274f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – FE – da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Souza, J. C. R. de, & Gutierre, L. dos S. (2022). A História da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Rio Grande do Norte. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 868-874. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15187
Seção
Sessões Coordenadas