Uma Análise da História da Matemática apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC)

  • Rosana Rodrigues da Silva Mestranda em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como a História da Matemática tem aparecido nos planos de aulas elaborados e publicados no Portal do Professor (MEC – Ministério da Educação e Ciência) no “Espaço da Aula”, um espaço para a troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. O portal conta com sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos e recursos metodológicos variados, onde o professor poderá preparar aulas e publica-las, com o objetivo de enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno. A análise será realizada de acordo com o Referencial Teórico da Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2007).

Referências

ALMEIDA, M.E.B. Informática e formação de professores Volume 2. ProInfo: Informática e formação de professores/Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF - Terceiro e quarto ciclos, 1998.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática, 2ª ed., Campinas: Papirus, 1997. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

D’AMBRÓSIO, U. A História da Matemática: Questões Historiográficas e Políticas e Reflexos na Educação Matemática, in Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, M. A. V. Bicudo (org.), Rio Claro, SP: Ed. UNESP, 1999.

D’AMBRÓSIO, U. A Interface entre História e Matemática: uma visão Históricopedagógica, in Facetas do Diamante, J.A. Fossa (org.), Rio Claro, SP: Editora da SBHMat, 2000.

FELICIANO, Lucas Factor. O uso da História da Matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do ensino básico. Dissertação de Mestrado. UNESP. 2008.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, jul./dez.1997.

MIGUEL, A.; MIORIM, M.A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 198p. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

ROQUE, Ana Catarina Cantoni. Uma investigação sobre a participação da História da Matemática em uma sala de aula do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da UFMG, 2012.

SANTOS, Claudimar Abadio. A História da Matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dissertação de Mestrado. PUC/SP. 2007.

SANTOS, D.A.N. A Formação de Professores em de Escola da Rede Pública Estadual em Serviço para o Trabalho com Projetos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação. Dissertação de Mestrado em Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP, Presidente Prudente, 2006.

SILVA, Circe Mary Silva da. Qual o papel da História da Matemática na Educação Matemática? In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 8., 2010, Belém, Anais... Belém: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2010. p.167-177.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna - teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2007.

TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. et al. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: FAUVEL, J; VAN MAANEN, J. (Ed.). History in Mathematics Education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,

p. 201-240.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Silva, R. R. da. (2022). Uma Análise da História da Matemática apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 887-897. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15189
Seção
Sessões Coordenadas