Uma Análise da História da Matemática apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC)

  • Rosana Rodrigues da Silva Mestranda em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como a História da Matemática tem aparecido nos planos de aulas elaborados e publicados no Portal do Professor (MEC – Ministério da Educação e Ciência) no “Espaço da Aula”, um espaço para a troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. O portal conta com sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos e recursos metodológicos variados, onde o professor poderá preparar aulas e publica-las, com o objetivo de enriquecer a atuação profissional e contribuir para a aprendizagem do aluno. A análise será realizada de acordo com o Referencial Teórico da Hermenêutica de Profundidade (Thompson, 2007).

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p. 201-240.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Silva, R. R. da. (2022). Uma Análise da História da Matemática apresentada nos Planos de Aulas para o Ensino Fundamental no “Espaço da Aula” do Portal do Professor (MEC) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 887-897. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15189
Seção
Sessões Coordenadas