Minas Gerais - O Ensino de Geometria e a Formação de Professores Primários no Período entre 1890 e 1930

  • Silvia de Castro de Barros Aluna do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora- Mestrado Profissional em Educação Matemática
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora- Mestrado Profissional em Educação Matemática

Resumo

A formação de professores foi uma preocupação desde o século XIX, tanto assim que a primeira Escola Normal do país foi fundada no ano de 1830 na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Ainda hoje o tema tem sido o centro das discussões quando o assunto é a educação brasileira e se torna mais importante quando se fixa à formação do professor das escolas primárias. O intuito dessa pesquisa, em andamento, é investigar através de um estudo histórico a trajetória do ensino de Geometria na formação dos professores das escolas primárias mineiras no período de 1890 a 1930. O foco principal é compreender a importância do ensino deste saber na formação do professor primário mineiro e o porquê da inclusão deste ensino no currículo, analisando a legislação mineira.

Referências

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Publicado
2022-01-08
Como Citar
Barros, S. de C. de, & Oliveira, M. C. A. de. (2022). Minas Gerais - O Ensino de Geometria e a Formação de Professores Primários no Período entre 1890 e 1930 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 898-908. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15190
Seção
Sessões Coordenadas