Minas Gerais - O Ensino de Geometria e a Formação de Professores Primários no Período entre 1890 e 1930
Resumo
A formação de professores foi uma preocupação desde o século XIX, tanto assim que a primeira Escola Normal do país foi fundada no ano de 1830 na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Ainda hoje o tema tem sido o centro das discussões quando o assunto é a educação brasileira e se torna mais importante quando se fixa à formação do professor das escolas primárias. O intuito dessa pesquisa, em andamento, é investigar através de um estudo histórico a trajetória do ensino de Geometria na formação dos professores das escolas primárias mineiras no período de 1890 a 1930. O foco principal é compreender a importância do ensino deste saber na formação do professor primário mineiro e o porquê da inclusão deste ensino no currículo, analisando a legislação mineira.
Referências
FERREIRA, Ana Célia da Costa. Ensino da Geometria no Brasil: enfatizando o período do Movimento da Matemática Moderna. PUC/PR Em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/painel/TCCI136.pdf Acesso em: 28 de dezembro de 2013.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de; ROSA, Walquiria Miranda. A Escola Normal em Minas Gerais- documento comemorativo dos 70 anos da SEE- MG- Lições de Minas
FRIZZARINI, Claudia Regina Boen; LEME DA SILVA, Maria Célia. Grupos Escolares Paulistas (1893-1971): as transformações dos saberes geométricos nos programas de ensino primário- XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos – Santa Catarina – 2014
LEME DA SILVA, M. C. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação (UFPel), v. 18, p. 109-121, 2014.
OLIVEIRA, Delaine Gomes de. Memórias e representações acerca da Escola Normal de Juiz de Fora- Cadernos de História da Educação, nº 3- abr. 2004.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática na formação do professor do ensino primário - São Paulo, 1875-1930. São Paulo: Annablume, 2011. v. 1. 132p
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado