A Revista Lilaváti (1957) De Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático

  • Cristiane Coppe de Oliveira Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo, docente do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática e da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (PPGECM/FACIP/UFU)

Resumo

O presente trabalho é parte de uma série de investigações acerca de fontes primárias, em andamento, realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957) dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro e uma visão inicial sobre a função da História da Matemática como recurso didático em seu conteúdo. Tal proposta será tecida por meio do levantamento de algumas pesquisas que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Em um primeiro momento, a pesquisa buscou aproximar-se da criação e constituição de Lilaváti por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e dos tópicos de História da Matemática apresentados por Malba Tahan e outros autores. A partir do levantamento desses tópicos, buscou-se por categorias definidas a priori, privilegiando as situações de aprendizagem apresentadas por Baroni, Teixeira & Nobre (2004) em que a História da Matemática pode ser utilizada como recurso didático. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti com essa temática, tende para a categoria “humanizar a Matemática, apresentando suas particularidades e figuras históricas”. Acredita-se, a partir de diversas pesquisas, que a história da Matemática – como recurso didático – pode auxiliar na compreensão de ideias matemática, apesar de não haver consenso sobre como fundamentar e implementar propostas nessa perspectiva

Referências

BARONI, R.L.S., TEIXEIRA, M.V., & NOBRE, S.R. A investigação Científica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M.A.V., BORBA, M.C.B. (Orgs.). Educação Matemática em Movimento: São Paulo: Cortez, 2004. p.172-173.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BÚRIGO, E.Z. Martha Blauth. In: VALENTE, W.R. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão: São Paulo: Livraria da Física, 2013. p.258

COPPE-OLIVEIRA, C. Do menino Julinho a Malba Tahan: uma viagem pelo oásis do ensino da Matemática. 2001. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Unesp, Rio Claro, 2001.

____. A sombra do arco-íris: um estudo histórico-mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo. 2007.

DIAS, A.M.; FREIRE, I.; LANDO, J. BERTANI, J.; BRAGA, M. Martha Dantas. In: VALENTE, W.R. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão: São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 297.

FARIA, J.C. A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. 2004. 278f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade da Educação e Letras, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2004.

FIORENTINI, D. & LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. P. 135.

MENDES, I.A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2009

SAD, L. A. Educação Matemática: unidade na História e nos Objetivos Educacionais. In: ANAIS do VII EPEM, SP, junho de 2004, p. 1-5.

SILVA, C.P. A Matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

SIQUEIRA FILHO, M. G. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. 2008. 258f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas. 2008.

TAHAN, M. Lilaváti. Rio de Janeiro: Freitas e Bastos, 1957. p. 1-47.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Oliveira, C. C. de. (2022). A Revista Lilaváti (1957) De Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 918-928. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15192
Seção
Sessões Coordenadas