O processo de constituição da disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961
Resumo
Esse texto tem por objetivo mostrar o processo de constituição da disciplina escolar Matemática do Colégio372 no período 1943 – 1961. É resultante de Tese de Doutorado defendida na Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), em dezembro de 2013, sob orientação do Prof. Dr. Ubiratan D´Ambrosio, tendo como título, o seguinte: A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. Como aporte teórico principal utilizou os estudos do historiador André Chervel (1990), com seu texto “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”. A pesquisa abrangeu o período 1930 – 1970, que abrange quatro grandes reformas/momentos educacionais: Francisco Campos, Capanema, Simões Filho e Matemática Moderna. Esse texto é um recorte na pesquisa e vai abranger as Reformas/Momentos Educacionais Capanema e Simões Filho. A Reforma Capanema, instituída em 1942, possibilitou a constituição da Matemática do Colégio e a Reforma Simões Filho, estabilizou a referida disciplina. Esse texto vai ter como questão norteadora a seguinte: Como se constituiu historicamente a disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961?
Referências
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre: Panonina, n. 2, 1990.
DALLABRIDA, N. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação (PUC/RS, Impresso), v. 32, p. 185-191, 2009
MARQUES, A.S. Tempos pré-modernos: a matemática nas escolas dos anos 1950. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
OLIVEIRA FILHO, F. A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2013. 562 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo.
OTONE, M.C. Uma história da constituição da Matemática do Colégio no Cotidiano Escolar. 2011. 294 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
RIBEIRO, D.F.C. Dos Cursos Complementares aos Cursos Clássico e Científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática. 2006. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
––––––. Um estudo da contribuição de livros didáticos de matemática no processo de disciplinarização da matemática escolar do colégio – 1943 a 1961. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1984. 268. p.
VALENTE, W.R. A matemática do colégio através dos livros didáticos: subsídios para uma história disciplinar. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Brasília. Anais... UCB-2009 IV SIPEM. Brasília: SBEM-UCB, 2009. v. 1.
VALENTE, W.RA Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares? Revista Diálogo Educacional (PUCPR, Impresso), v. 11, p. 645-662, 2011.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado