O processo de constituição da disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961

  • Francisco de Oliveira Filho Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Resumo

Esse texto tem por objetivo mostrar o processo de constituição da disciplina escolar Matemática do Colégio372 no período 1943 – 1961. É resultante de Tese de Doutorado defendida na Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), em dezembro de 2013, sob orientação do Prof. Dr. Ubiratan D´Ambrosio, tendo como título, o seguinte: A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. Como aporte teórico principal utilizou os estudos do historiador André Chervel (1990), com seu texto “História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa”. A pesquisa abrangeu o período 1930 – 1970, que abrange quatro grandes reformas/momentos educacionais: Francisco Campos, Capanema, Simões Filho e Matemática Moderna. Esse texto é um recorte na pesquisa e vai abranger as Reformas/Momentos Educacionais Capanema e Simões Filho. A Reforma Capanema, instituída em 1942, possibilitou a constituição da Matemática do Colégio e a Reforma Simões Filho, estabilizou a referida disciplina. Esse texto vai ter como questão norteadora a seguinte: Como se constituiu historicamente a disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961?

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Publicado
2022-01-08
Como Citar
Oliveira Filho, F. de. (2022). O processo de constituição da disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 929-939. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15193
Seção
Sessões Coordenadas