II ENAPHEM: Sessão Coordenada, alguns comentários
Resumo
Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: CADES: seus textos e seus contextos na história da educação matemática, de autoria de Ivete Maria Baraldi e Rosinéte Gaertner (aqui indicado por T1); Normalistas das Minas Gerais nas primeiras décadas da Primeira República: um estudo sobre a presença do Desenho como saber integrante da formação, de autoria de Maria Cristina
Araújo de Oliveira e Eder Quintão Lisboa (aqui indicado por T2)381 e Como Ensinar a Tabuada? Um Estudo dos Textos de Francisco Antunes em Revistas Pedagógicas, de autoria de Dirce Lurdes Pires Rodrigues (aqui indicado por T3).
Referências
BARALDI, Ivete Maria e GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Traços de uma paisagem: Os anos 60 e 70 e a Formação de Professores de Matemática na região de Baurú (SP). Revista de Educação, PUC – Campinas (SP), n. 18, p. 65-74, junho 2005.
BARALDI, Ivete Maria e GERTNER, Rosinéte. A Revista Escola Secundária e a CADES: Traços de uma formação de professores na História da Educação (Matemática). Anais X ENEM. Salvador (BA): SBEM, 2010.
BARROS, J. B. A Escola Normal do Pará e a introdução do ensino de Ciências Naturais no Pará (1870 a 1930). Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática – IEMCI/UFPA) Belém, 2010.
BORGES, Alexsandra; TURCI, Deolinda Armani e FARIAS FILHO, Luciano Mendes de. Currículos e saberes docentes nas Escolas Normais em Minas Gerais. Anais do VI Congresso de Pesquisas e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa, UFV, 20122.
CALAÇA, Neuton Alves de Araújo e SOBRINHO, José Augusto Carvalho Mendes. Formação de Professores Secundarista de Matemática no Piauí: Um breve retrospecto histórico da CADES. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina (PI), EDUFPI, 2009.
FINATO, Juliana Aparecida Rissardi e BARALDI, Ivete Maria. A CADES no cenário educacional brasileiro: Traçando alguns aspectos constitutivos dessa campanha. Anais XI EPREM. Apucarana (PR): SBEM-PR, 2011.
FONSECA, Sílvia Assam da. A Revista “Escola Secundária” e o programa de professores da CADES. Anais do XXII Simpósio Nacional de História. João Pessoa: ANPUH, 2003.
FRANÇA, M. P. S. G. S. A História da Escola Normal da Província do Grão-Pará no Império. Revista Cocar. Belém (PA): EDUEPA, 2012.
INÁCIO, Clarissa Betanio et all. Ser Normalista, ser Professora nos “Anos Dourados”: Memórias de Professoras Primárias no Triângulo Mineiro nas décadas de 1940-1950. Anais do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil. Campinas (SP): FE/UNICAMP, 2009.
LISBOA, Eder Quintão. Os objetivos da inclusão do Desenho na Formação do Professor Primária em Minas Gerais, 1890 – 1930: uma análise da legislação educacional. Anais do XI Seminário Temático. Florianópolis (SC): UFSC, 2014.
ISSN 2357-9889.
NÜRNBERG, Jóyce. TABUADA: significados e sentidos produzidos pelos professores das Séries Iniciais do ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado, UNESC. Criciúma (SC): EDUNESC, 2008.
RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A Tabuada nas Séries Iniciais em Diferentes Tempos Pedagógicos: Ensino Ativo, Escola Ativa, MMM e em Tempos Atuais. Anais do XVII EBRAPEM. Vitória (ES): EDUFES, 2013.
RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A Trajetória da Tabuada nas Séries Iniciais: do Ensino Tradicional às Cartas de Parker. Seminário Temático, 2014.
THOMAZ NETO, Mário Oliveira e BRAGA, Odozina Farias. O Ensino de Matemática na Escola Normal do Pará entre o final do século XIX e o início do século XX. Anais do II Encontro de Pesquisa em História da Educação da UFPI. Piauí: EDUFPI (CD-ROM), 2004.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O ensino intuitivo de Aritmética e as Cartas de Parker. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação. Aracajú (SE): UFSE, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Lourenço Filho e o material de Parker para aritmética do curso primário. Anais da 36ª. Reunião Nacional da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues (Organizador) DVD – 4º Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática, Belém do Pará, 22 a 28 de julho de 1962. São Paulo, Centro de Documentação do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. O Ensino do Desenho e Geometria na Reforma do ensino primário de Minas Gerais, em 1906. Anais do Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte (MG): FUMEC, 2001.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. A valorização do ensino do Desenho Geométrico nas escolas de Minas gerais nas primeiras décadas do século XX (1906 – 1927). Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Uberlândia (MG): EDUFU, 2003.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado