Como Ensinar a Tabuada? Um Estudo dos Textos de Francisco Antunes em Revistas Pedagógicas

  • Dirce Lurdes Pires Rodrigues Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Resumo

Este trabalho, fundamentado em uma abordagem histórico cultural, investiga nos textos de Francisco Antunes, publicados nas revistas pedagógicas, as transformações da Tabuada de Multiplicar em tempos de escola ativa. A análise resulta na observação das metodologias destinadas a favorecer o processo de memorização pela ação significativa e técnica/recursos mnemônicos, no tempo pré-estabelecido para o ensino e apropriação dos alunos. A criança ao entender a tabuada de multiplicar, chegaria mais facilmente a estabelecer as relações entre os processos multiplicativos.

Referências

ANTUNES, F. Revista Educação, O ensino rápido da tabuada de multiplicar, 1928, SP. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115837 Acesso: 07 de junho de 2014.

____________. Revista do Professor. O Ensino Instantâneo da Tabuada de Multiplicar, 1960, SP. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99963 Acesso: 07 de junho de 2014.

____________. Revista do Professor, A Metodologia da Tabuada de Multiplicar. 1958, SP. In. (DVD) A Educação Matemática na Escola de Primeiras Letras 1850 – 1960. Acesso: 07 de junho de 2014.

BLOCH, M. L. B. Apologia da História, ou o Ofício do Historiador. Trad. André Telles, Rio de Janeiro; Jorge Zahar Editora, 2002.

CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2000.

MARQUES, J.A.O. Manuais Pedagógicos e as Orientações para o Ensino de Matemática no Curso Primário em Tempos de Escola Nova. Dissertação de Mestrado: São Paulo, Programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP, 2013.

NERY, A.C.B. A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922 – 1931). São Paulo. Ed. UNESP, 2009.

PINHEIRO, N.V.L. Escolas de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Intuição, Escolanovismo e Matemática nos primeiros anos escolares. Dissertação de Mestrado: São Paulo, Programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência -

UNIFESP, 2013.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. In: REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.2.2, p. 28-49, UFSC, 2007.

VALENTE, W. R. Lourenço Filho, As Cartas de Parker e as Transformações da Aritmética Escolar. SHBE – Anais do VII Congresso Brasileiro de História de Educação – Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/06- %20HISTORIA%20DAS%20CULTURAS%20E%20DISCIPLINAS%20ESCOLARES/LOURENCO%20FILHO%20AS%20CARTAS%20DE%20PARKER.pdf. Acesso: 20 de janeiro de 2014.

Publicado
2022-01-08
Como Citar
Rodrigues, D. L. P. (2022). Como Ensinar a Tabuada? Um Estudo dos Textos de Francisco Antunes em Revistas Pedagógicas . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 982-991. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15198
Seção
Sessões Coordenadas