Como Ensinar a Tabuada? Um Estudo dos Textos de Francisco Antunes em Revistas Pedagógicas
Resumo
Este trabalho, fundamentado em uma abordagem histórico cultural, investiga nos textos de Francisco Antunes, publicados nas revistas pedagógicas, as transformações da Tabuada de Multiplicar em tempos de escola ativa. A análise resulta na observação das metodologias destinadas a favorecer o processo de memorização pela ação significativa e técnica/recursos mnemônicos, no tempo pré-estabelecido para o ensino e apropriação dos alunos. A criança ao entender a tabuada de multiplicar, chegaria mais facilmente a estabelecer as relações entre os processos multiplicativos.
Referências
ANTUNES, F. Revista Educação, O ensino rápido da tabuada de multiplicar, 1928, SP. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115837 Acesso: 07 de junho de 2014.
____________. Revista do Professor. O Ensino Instantâneo da Tabuada de Multiplicar, 1960, SP. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99963 Acesso: 07 de junho de 2014.
____________. Revista do Professor, A Metodologia da Tabuada de Multiplicar. 1958, SP. In. (DVD) A Educação Matemática na Escola de Primeiras Letras 1850 – 1960. Acesso: 07 de junho de 2014.
BLOCH, M. L. B. Apologia da História, ou o Ofício do Historiador. Trad. André Telles, Rio de Janeiro; Jorge Zahar Editora, 2002.
CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2000.
MARQUES, J.A.O. Manuais Pedagógicos e as Orientações para o Ensino de Matemática no Curso Primário em Tempos de Escola Nova. Dissertação de Mestrado: São Paulo, Programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência - UNIFESP, 2013.
NERY, A.C.B. A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922 – 1931). São Paulo. Ed. UNESP, 2009.
PINHEIRO, N.V.L. Escolas de Práticas Pedagógicas Inovadoras: Intuição, Escolanovismo e Matemática nos primeiros anos escolares. Dissertação de Mestrado: São Paulo, Programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência -
UNIFESP, 2013.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. In: REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.2.2, p. 28-49, UFSC, 2007.
VALENTE, W. R. Lourenço Filho, As Cartas de Parker e as Transformações da Aritmética Escolar. SHBE – Anais do VII Congresso Brasileiro de História de Educação – Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/06- %20HISTORIA%20DAS%20CULTURAS%20E%20DISCIPLINAS%20ESCOLARES/LOURENCO%20FILHO%20AS%20CARTAS%20DE%20PARKER.pdf. Acesso: 20 de janeiro de 2014.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado