Comentários da Sessão Coordenada
Resumo
Este texto tem a intenção de tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão coordenada durante o II ENAPHEM: Grupos de História da Educação Matemática do Brasil: genealogias e coletivo de pensamento, de autoria de Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias da Silva (aqui indicado por T1); Histórias da formação de professores que ensinam matemática apresentadas no VII CBHE e no XI ENEM em 2013, de autoria de Neuza Bertoni Pinto (aqui indicado por T2); Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília - 1º semestre de 1962: o que nos contam os registros de avaliação, de autoria de Carmyra Oliveira Batista, Mônica Menezes de Souza, Maria Terezinha Jesus Gaspar, Edilene Simões Costa dos Santos e Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho (aqui indicado por T3).
Referências
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.
MENDES, I.A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Projeto de Pesquisa. Natal: UFRN, 2010.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado