Histórias da Formação de Professores que Ensinam Matemática apresentadas no VII CBHE e no XI ENEM em 2013

  • Neuza Bertoni Pinto Docente do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo compreender mudanças e permanências que marcaram a história da formação de professores que ensinam Matemática, apontadas em pesquisas apresentadas em eventos nacionais, das áreas da História da Educação e da Educação Matemática, realizados em 2013. Como material de análise foram considerados trabalhos acolhidos no VII Congresso Brasileiro de História da Educação - VII CBHE, sediado pela UFMT, na cidade de Cuiabá e no XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, realizado na PUCPR, em Curitiba/Pr. Os textos completos dos estudos selecionados foram localizados nos Anais dos respectivos eventos, sendo cinco do eixo História da Profissão Docente, do VII CBHE e cinco, do eixo de História da Educação Matemática e Formação de Professores, do XI ENEM. A seleção dos trabalhos contemplou características do estudo, como periodização, questão historiadora, fontes constituídas e abordagem teórico-metodológica. O estudo permitiu situar, nas histórias analisadas, traços de mudanças e permanências na cultura de formação de professores de diferentes tempos e espaços escolares.

Referências

ALMEIDA, D; LEME da SILVA, M.C. A Tabuada de Adição em Tempos de Escola Nova: uma proposta de Alfredina de Paiva e Souza no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. ANAIS do XI ENEM. Curitiba, PR, SBEM, 2013, CDROM, p. 1-15.

AQUINO, L. CH. A Escola Normal de Natal/Instituto de Educação: precursora da pesquisa educacional no Rio Grande do Norte (1958-1965). ANAIS do VII CBHE. UFMT. Cuiabá, MT. 2013. CDROM, p. 1-15.

ARAUJO, J. C. de S. Ser Professor Normalista Segundo os Anais da Conferência Interestadual de Ensino primário de 1921. ANAIS do VII CBHE. UFMT. Cuiabá, MT. 2013. CDROM, p. 1-15.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.

COSTA, R. R.; PINTO, N.B. Capacitação e Aperfeiçoamento de Professores para o Ensino da Matemática Moderna no Paraná na Década de 1970. ANAIS do XI ENEM. Curitiba, PR, SBEM, 2013, CDROM, p. 1-15.

CRUZ, S.P. da S; SILVA, F.C; SILVA, M.M. Institucionalização da Polivalência no Trabalho Docente da Escola Primária em Pernambuco. ANAIS do VII CBHE. UFMT. Cuiabá, MT. 2013. CDROM, p. 1-15.

FERREIRA, M.N.B.; MAGALHÃES JUNIOR, A.G. Escolas Católicas e o Curso Normal: um olhar sobre a formação das professoras. ANAIS do VII CBHE. UFMT. Cuiabá, MT. 2013. CDROM, p. 1-15.

GONDRA, J.G. ( Org.). Carlos Eduardo Vieira...[et al.]. Pesquisa em Hstória da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

PEREZ, T. T. História da Formação de Professores em São Paulo (1875-1894): intersecções entre os ideais de professor e de escola. ANAIS do VII CBHE. UFMT. Cuiabá, MT. 2013. CDROM, p. 1-15.

SILVA, M.R; VALENTE, W.R. A Matemática na Formação do Pedagogo na FnFfi: Complementos de Matemática e Estatística Educacional. ANAIS do XI ENEM. Curitiba, PR, SBEM, 2013, CDROM, p. 1-15.

SILVA da SILVA, C.M. Abandonando o Amadorismo - Formação de Professores de Matemática nas Faculdades de Filosofia no Brasil. ANAIS do XI ENEM. Curitiba, PR, SBEM, 2013, CDROM, p. 1-15.

TOILLIER, J.S. A História da Formação dos Professores de Matemática de Itaipulândia (Pr): de 1961 ao início da década de 1990. ANAIS do XI ENEM. Curitiba, PR, SBEM, 2013, CDROM, p. 1-15.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Pinto, N. B. (2022). Histórias da Formação de Professores que Ensinam Matemática apresentadas no VII CBHE e no XI ENEM em 2013 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1040-1051. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15204
Seção
Sessões Coordenadas