Histórias da Formação de Professores que Ensinam Matemática apresentadas no VII CBHE e no XI ENEM em 2013
Resumo
A presente comunicação tem por objetivo compreender mudanças e permanências que marcaram a história da formação de professores que ensinam Matemática, apontadas em pesquisas apresentadas em eventos nacionais, das áreas da História da Educação e da Educação Matemática, realizados em 2013. Como material de análise foram considerados trabalhos acolhidos no VII Congresso Brasileiro de História da Educação - VII CBHE, sediado pela UFMT, na cidade de Cuiabá e no XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, realizado na PUCPR, em Curitiba/Pr. Os textos completos dos estudos selecionados foram localizados nos Anais dos respectivos eventos, sendo cinco do eixo História da Profissão Docente, do VII CBHE e cinco, do eixo de História da Educação Matemática e Formação de Professores, do XI ENEM. A seleção dos trabalhos contemplou características do estudo, como periodização, questão historiadora, fontes constituídas e abordagem teórico-metodológica. O estudo permitiu situar, nas histórias analisadas, traços de mudanças e permanências na cultura de formação de professores de diferentes tempos e espaços escolares.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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