Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – 1º semeste de 1962: o que nos contam os Registros de avaliação
Resumo
Este trabalho descritivo analisa alguns registros de avaliação da disciplina Matemática para o curso de Arquitetura – Supletivo oferecida pelo atual Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – UnB, no primeiro semestre de 1962, quando a universidade começou a funcionar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e da análise de documentos. Os registros de avaliação, nesse trabalho, são os documentos institucionais nos quais estão assentadas notas, menções e observações sobre um grupo de estudantes, ou documentos institucionais em que estão assinaladas notas, menções e observações sobre os estudantes, de forma individual, e que expressam o desempenho desses em um período específico de um ano letivo – mensal, bimestral, semestral ou anual. O acesso a tais documentos possibilitou um contato com indícios de práticas docentes que ocorreram no ensino de matemática, nos primeiros anos de uma universidade, que se constituiu com a missão de modernizar a educação superior do Brasil. Utilizou-se como pressupostos teóricometodológicos Julia (2001), Silva (2004), Bacellar (2006) e Garnica (2008).
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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