Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – 1º semeste de 1962: o que nos contam os Registros de avaliação

  • Mônica Menezes de Souza Doutoranda da Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN; Docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal SEEDF.
  • Maria Terezinha Jesus Gaspar Docente da Universidade de Brasília – UnB.
  • Carmyra Oliveira Batista Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB; Docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal SEEDF.
  • Edilene Simões Costa Doutora em Educação pela Universidade de Brasília – UnB; Consultora em educação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
  • Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho Doutoranda da Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN; Docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal SEEDF.

Resumo

Este trabalho descritivo analisa alguns registros de avaliação da disciplina Matemática para o curso de Arquitetura – Supletivo oferecida pelo atual Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – UnB, no primeiro semestre de 1962, quando a universidade começou a funcionar. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e da análise de documentos. Os registros de avaliação, nesse trabalho, são os documentos institucionais nos quais estão assentadas notas, menções e observações sobre um grupo de estudantes, ou documentos institucionais em que estão assinaladas notas, menções e observações sobre os estudantes, de forma individual, e que expressam o desempenho desses em um período específico de um ano letivo – mensal, bimestral, semestral ou anual. O acesso a tais documentos possibilitou um contato com indícios de práticas docentes que ocorreram no ensino de matemática, nos primeiros anos de uma universidade, que se constituiu com a missão de modernizar a educação superior do Brasil. Utilizou-se como pressupostos teóricometodológicos Julia (2001), Silva (2004), Bacellar (2006) e Garnica (2008).

Referências

AZEVEDO, Alberto; ÁVILA, Geraldo Severo; FIGUEIREDO, Djairo Guedes; TENEMBLAT, Keti. A história do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília. In: VI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 2005, Brasília. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2005. p. 39 – 57.

BACELLAR, C. Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla B. (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Disponível em: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787702H5 >. Acesso em: 10 jul. 2014.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: UNESP, 2008.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de História da Educação, n. 1. Campinas: Autores Associados, jan./jun. 2001, p. 9 – 43.

PINTO, Kleber Farias. Entrevista concedida ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática – COMPASSODF. 10 dez. 2012.

PINTO, Kleber Farias. Entrevista concedida ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática – COMPASSODF. 29 jul. 2014.

SALMERON, Roberto A. A universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Brasília: Universidade de Brasília, 1999. 484 p.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SOCHACZEWSKI, Antônio Cláudio. Desenvolvimento econômico e financeiro do Brasil: 1952-1968. São Paulo: Trajetória Cultural, 1993.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Plano Orientador da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 1962.

_____. Linha do tempo. Disponível em: <http://www.unb.br/unb/historia/ linha_do_tempo/60/index.php>. Acesso em: 10 jul. 2014.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Souza, M. M. de, Gaspar, M. T. J., Batista, C. O., Costa, E. S., & Carvalho, R. P. F. de. (2022). Documentos do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília – 1º semeste de 1962: o que nos contam os Registros de avaliação . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1052-1060. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15205
Seção
Sessões Coordenadas