Fragmentos de uma narrativa
Resumo
Este artigo apresenta as ideias de uma dissertação460 que buscou, por meio de narrativas de professoras dos Anos Iniciais da Educação Básica, do município de União da Vitória - Paraná – constituir fontes sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática, nas quais expressam as contribuições deste Programa para a sua prática pedagógica. O curso ocorreu, em sua primeira versão no Estado do Paraná, nos anos de 2009 e 2010. Também foram entrevistados: o primeiro coordenador do curso, o qual comenta as narrativas das professoras colaboradoras à pesquisa e situa em contexto mais amplo esta política de formação; e o coordenador do GHOEM a propósito de textos de sua autoria que fundamentam as práticas de História Oral. Constatou-se que o curso teve influências positivas tanto para a formação como para a prática pedagógica das professoras.
Referências
DOMBROWSKI, A. E. Pró-Letramento, prática pedagógica nas aulas de Matemática: relatos de professoras de União da Vitória. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática. In: ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de Carvalho (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.
______. Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática. Alexandria, v.6, n.1, p. 35- 60. Florianópolis: abril, 2013. Disponível em: <http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2013/04/Antonio.pdf> Acesso em: 14 jul. 2013.
MEIHY, J. C.S. B. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. EDUCA: Lisboa, 2009.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado