Fragmentos de uma narrativa

  • Adriane Elisa Dombrowski Docente da Escola Básica.

Resumo

Este artigo apresenta as ideias de uma dissertação460 que buscou, por meio de narrativas de professoras dos Anos Iniciais da Educação Básica, do município de União da Vitória - Paraná – constituir fontes sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática, nas quais expressam as contribuições deste Programa para a sua prática pedagógica. O curso ocorreu, em sua primeira versão no Estado do Paraná, nos anos de 2009 e 2010. Também foram entrevistados: o primeiro coordenador do curso, o qual comenta as narrativas das professoras colaboradoras à pesquisa e situa em contexto mais amplo esta política de formação; e o coordenador do GHOEM a propósito de textos de sua autoria que fundamentam as práticas de História Oral. Constatou-se que o curso teve influências positivas tanto para a formação como para a prática pedagógica das professoras.

Referências

DOMBROWSKI, A. E. Pró-Letramento, prática pedagógica nas aulas de Matemática: relatos de professoras de União da Vitória. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

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NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. EDUCA: Lisboa, 2009.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Dombrowski, A. E. (2022). Fragmentos de uma narrativa . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1068-1077. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15207
Seção
Sessões Coordenadas