Histórias de Formação de Professores de Matemática: diálogos entre a criação de cursos, a formação de professores e a constituição profissional.

  • Diogo Franco Rios Docente da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Resumo

Este texto se propõe a tecer comentários acerca dos seguintes trabalhos apresentados em sessão por mim coordenada durante o II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM): Um mapeamento de Licenciaturas em Matemática no Brasil nos anos 1960: revista Documenta como fonte, de autoria de Letícia Nogueira Gomes e Maria Ednéia Martins Salandim (aqui indicado por T1); Mapeamento das Monografias dos Formandos do Curso de Ciências da Educação, Opção Matemática, em Cabinda (Angola), de autoria de Inês Florinda Luís Buissa e Maria Laura Magalhães Gomes (aqui indicado por T2); e, por último, A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980), de autoria de Tatiana Silva Santos Soares, Irani Parolin Santana e Claudinei de Camargo Sant’Ana (aqui indicado por T3).

Referências

BARROS, J. D’Assunção. História, espaço e tempo: interações necessárias. Varia História, vol. 22, n. 36. Belo Horizonte, 2006, p. 460 a 475.

______. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BUISSA, I. F. L.; GOMES, M. L. M. Mapeamento das monografias dos formandos do Curso de Ciências da Educação, opção Matemática, em Cabinda (Angola). Anais do II ENAPHEM. Bauru, SP, UNESP, 2014. p. 1-9.

BÚRIGO, E. Z. Vozes, ecos e versões nos discursos inovadores sobre o ensino de matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 80-95.

GOMES, L. N; SALANDIM, M. E. M. Um Mapeamento de Licenciaturas em Matemática no Brasil nos Anos 1960: revista Documenta como fonte. Anais do II ENAPHEM. Bauru, SP, UNESP, 2014. p. 1-7.

NEVES, E. F. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Feira de Santana: UEFS; Salvador: Arcádia, 2002.

SOARES, T. S. S; SANTANA, I. P; SANT’ANA, C. C. A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980). Anais do II ENAPHEM. Bauru, SP, UNESP, 2014. p. 1-7.

VALENTE, W. R. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

Publicado
2022-01-09
Como Citar
Rios, D. F. (2022). Histórias de Formação de Professores de Matemática: diálogos entre a criação de cursos, a formação de professores e a constituição profissional. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (2), 1100-1106. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15210
Seção
Sessões Coordenadas