A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980)

  • Tatiana Silva Santos Soares Especialista em Educação Matemática –UESB
  • Irani Parolin Santana Doutoranda em Educação Matemática –Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Resumo

O propósito desta pesquisa é analisar as práticas desenvolvidas pelos professores de matemática em duas escolas de ensino secundário da cidade de Vitória da Conquista-Bahia, no período de 1960 a 1980, período em que as ações do movimento de modernização da matemática tiveram maior repercussão no Brasil. Pretendemos identificar como foi desenvolvido/constituído o ensino de matemática nas escolas secundárias, segundo o desenvolvimento da prática dos professores e como se deu a constituição profissional. Para tanto, propomos a análise da documentação relativa ao ensino de matemática no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB) e no Complexo Escolar Abdias Menezes. No desenvolvimento da pesquisa, utilizaremos as fontes documentais que fazem parte do acervo da Secretaria Estadual de Educação, na cidade de Vitória da Conquista. Serão utilizados diários de classe, cadernos, atas, enfim, fontes escritas que darão subsídios a nossa pesquisa. Além das fontes orais, a saber, as entrevistas que serão realizadas com ex-professores e ex-alunos deste período.

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Publicado
2022-01-10
Como Citar
Soares, T. S. S., Santana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2022). A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980) . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 1124-1130. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15215
Seção
Sessões Coordenadas