A Presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre nos Anos 1970

  • Andréia Dalcin Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática e da Faculdade de Educação da UFRGS, Departamento de Ensino e Currículo
  • Sara Regina da Silva Licenciada em Matemática pela UFRGS. Professora de Matemática da rede privada de Porto Alegre

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre e as atividades que desenvolveu junto a professores de matemática ao longo dos anos 1970, em especial no deteremos nos eventos que aconteceram em 1972 e 1973. Este autor, que foi estudado no Brasil ao longo do período do Movimento da Matemática Moderna, realizava atividades com grupos de professores de vários países dentre os quais o Brasil. Propomo-nos a olhar para o Dienes formador de professores que através de eventos e cursos divulgava suas ideias e métodos sobre “os modos de ensinar” a moderna matemática. As fontes utilizadas para o desenvolvimento do estudo foram jornais de circulação local, fotografias, documentos manuscritos e mimeografados, localizados no acervo do GEEMPA em Porto Alegre e uma entrevista com a professora Ester Grossi, coordenadora do GEEMPA. Além disso, foram consultadas as principais obras de Dienes que circularam pelo Brasil e alguns artigos já publicados que versam sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil e as contribuições de Dienes. Constatamos que a presença de Dienes foi amplamente divulgada pela imprensa local. As aulas-demonstração deixaram marcas e direcionaram ações do GEEMPA. Além disso, temos indícios de que a preocupação com a formação de professores estava muito presente tanto nas obras de Dienes como em suas práticas ao viajar por vários países ministrando palestras e cursos, que tinham o objetivo de divulgar suas ideias sobre a aprendizagem dos conteúdos da moderna matemática.

Referências

A MATEMÁTICA levanta a poeira dos Séculos. Diários de Notícias. Porto Alegre, 27 de julho de 2014.

BONAFÉ, M. R. V. P. M. Zoltan Dienes e a Matemática Moderna. In: MATOS, J. M.;VALENTE, W. R. (Orgs.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci, 2007, p. 215-221.

OBITUÁRIO: Zoltan Paul Dienes. Zero Hora. Porto Alegre, 18 de fev. de 2014. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/obituario/zoltan-paul-dienes-77183.html. Acesso em: 15 de julho de 2014.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Porto Alegre: UFRGS, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.

DIENES, Z. P. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. Tradução de Maria Pio de Macedo Chartier e René François Joseph Chartier. São Paulo, SP: Helder, 1972.

DIENES, Z. P. A Matemática Moderna no Ensino Primário. Tradução de A. Simões Neto.São Paulo: Fundo de Cultura, 1967.

DINES, Z.P. Aprendizado Moderno da Matemática. Tradução de Jorge Enéas Fortes. 3. Edição. Rio de Janeiro: Zahr Editores, 1970.

ESTE professor ensina matemática brincando. Jornal Folha da Tarde. Porto Alegre, 27 de julho de 2014.

GEEMPA. 30 Anos. Porto Alegre, 2000.

GROSSI, Ester. Uma arqueologia dos saberes do GEEMPA. Revista GEEMPA (35 anos), Porto Alegre, ano 10, p.11-39, set. 2005.

GROSSI, Ester. Entrevista concedida a Andréia Dalcin e Sara Regina da Silva. Porto Alegre- RS em 01 de julho de 2014.

Publicado
2022-01-10
Como Citar
Dalcin, A., & Silva, S. R. da. (2022). A Presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre nos Anos 1970 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (2), 1146-1157. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15218
Seção
Sessões Coordenadas