As narrativas e seus excertos
uma possibilidade de se criar uma história das Educações Tecnológica e Matemática
Resumo
Envolver-se na elaboração de uma história sobre a Matemática na educação tecnológica implica problematizar aspectos da História da Educação Matemática que envolvem a cultura e as práticas escolares e, em decorrência, a atuação e a contribuição dos docentes na difusão dos saberes, visando a – e apoiando-se em – uma abordagem crítica do contexto social dos sujeitos e da dinâmica da própria instituição que se almeja estudar. Nesse cenário, o objetivo desse nosso texto é o de compreender alguns problemas, objetos e abordagens acerca do ensino de Matemática nas Faculdades de Tecnologia do estado de São Paulo (Fatec), no período que abarca as décadas de 1970, 1980 e 1990, focando-se nas Fatec das cidades de São Paulo e de Ourinhos. Ao adotarmos a História Oral como metodologia de pesquisa, oito depoimentos foram coletados (sete deles com professores de Matemática e somente um com professora da área técnica, por ter mais de quarenta anos de experiência em vários cargos na Instituição) para disparar uma operação historiográfica com a finalidade de se criar e estudar fontes para este e para outros possíveis trabalhos. Como na tarefa de um arqueólogo que busca indícios para poder definitivamente mergulhar em seus estudos, cada entrevista nos permitiu pensar sobre a educação tecnológica e a Educação Matemática, suscitando respostas plausíveis para alguns questionamentos que julgamos centrais à Educação Matemática no domínio de uma Educação Tecnológica.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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