Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 6 (2022): Anais ENAPHEM
Thiago Pedro Pinto, Marcelo Bezerra de Morais e Bruno Alves Dassie (Orgs.)
Publicado:
2022-11-02
Expediente e Editorial - Anais do 6 Enaphem
Thiago Pedro Pinto; Bruno Alves Dassie, Marcelo Bezerra de Morais
13
PDF
Mesas redondas - submetidas
Memória, subjetividade e estética de si
três conversas com as produções historiográficas do Grupo de Pesquisa HIFEM
Andreia Dalcin, Samuel Edmundo Lopez Bello, Adriel Gonçalves Oliveira
PDF
O cálculo diferencial e integral: uma análise das tentativas de sua escolarização
Eliene Barbosa Lima, Circe Mary Silva da Silva, Wagner Rodrigues Valente
PDF
Pós-Humanismo e Educação Matemática: diferenciações e possibilidades de uma história mais que humana
Heloisa Silva, Luzia Ap. de Souza, Vivian Nantes
PDF
Sessões Coordenadas (presencial)
O Projeto Logos II e sua atuação em Barra do Garças – MT
Eliete Grasiela Both
PDF
Método de Projetos do ensino
possibilidades do uso da aritmética como ferramenta social no curso primário paulista, década de 1930
Ivone Lemos da Rocha
PDF
Geometria Analítica no ensino superior
saberes profissionais e manuais de autores brasileiros na década de 1970
Daniel José de Paula
PDF
Uma análise da álgebra escolar dos compêndios de Ottoni e Bézout (1792-1852)
Vítor da Silva Botelho
PDF
O livro didático A Matemática e o Jardim de Infância de Ida Schmidt Pauperio
Aureo Soares de Vargas, Andréia Dalcin
PDF
Problemas aritméticos
orientações para o ensino paulista(no) (1960-1970)
Andreia Fernandes Souza
PDF
Autores estrangeiros na formação de professoras e normalistas no Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre, entre as décadas de 1940 e 1970
Andreia Dalcin, Maria Cecilia Bueno Fischer, Matheus Centa de Lacerda
PDF
Saberes para ensinar divisão em tempos de Escola Nova
investigando o livro Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1951)
Paulo Roberto Castor Maciel, Livia Ermelinda Ribeiro Sampaio
PDF
A Matemática a ensinar
uma análise a partir da sistematização dos relatórios feito pelos professores
Gisele de Gouvêa
PDF
Construção da coleção digital de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha
Jenifer de Souza, Andressa Rodrigues da Silva, Elisabete Zardo Búrigo
PDF
Saberes para ensinar matemática
ressonâncias no Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
Nícolas Giovani da Rosa, Elisabete Zardo Búrigo
PDF
Constituição e transformações de uma disciplina denominada História da Matemática e da Educação Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática ( 2009 a 2018)
Kesia Caroline Ramires Neves, Mariana Fabiane Garcia Travassos
PDF
O ensino das operações básicas antes da calculadora
investigando a matemática para ensinar no manual pedagógico de Irene de Albuquerque de 1964
Karina Zolia Jacomelli-Alves, Eduardo Sabel
PDF
Uma Hermenêutica dos livros da coleção O Professor de Matemática em Ação de responsabilidade do professor Ruy Madsen Barbosa.
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins
PDF
Modalidades do curso de Matemática da Fundação Educacional de Bauru
um ensaio para problematizações acerca da ênfase na formação específica nos cursos de formação de professores
Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Maria Ednéia Martins
PDF
Historicizando concepções sobre escola a partir de narrativas de professores de Matemática
Carla Regina Mariano da Silva
PDF
Conhecimentos de cálculo mental
análise do Manual do Professor Atividades para 1ª série
Danilene Gullich Donin Berticelli
PDF
História oral, Questões de Gênero e Educação Matemática:
possibilidades de se inscrever conhecimentos outros e se escrever histórias outras
Tailine Audilia de Santi, Heloisa da Silva
PDF
Sessões Coordenadas (remoto)
Como abordar o conceito de fração?
As propostas de Zoltan P. Dienes
Armando Freitas Tramontano, Denise Medina França
PDF
As apropriações de Dienes pelo Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro em tempos de Matemática Moderna
Débora Rodrigues Caputo, Maria Fernanda Rosa Horta Bastos, Dayene de Souza Nascimento
PDF
A Produção dos PCN de Matemática
versão preliminar de agosto de 1996
Lauro Igor Metz
PDF
Dieudonné
uma proposta para o ensino de matemática no secundário (1961)
Edilene Simoes Costa dos Santos, Denise Medina França
PDF
O Ensino de curvas cônicas no curso secundário
saberes profissionais e livros didáticos de matemática nas décadas de 1930 e 1940
Letícia Genevain Andrade, Maria Cristina Araújo de Oliveira
PDF
Estudo do conceito de frações equivalentes em obras piagetianas
delineando uma pesquisa
Barbara Winiarski Diesel Novaes, David Antônio da Costa
PDF
Inclusão dos surdos no contexto escolar
a valorização da língua materna
José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva, Kátia Guerchi Gonzales
PDF
Uma história da formação de professores de matemática na região de Rafael Godeiro - RN: versão a partir da oralidade
versão a partir da oralidade
Marcelo de Souza Medeiros, Marcelo Bezerra de Morais
PDF
Os Recursos audiovisuais nas décadas de 60 e 70 e o ensino da Matemática
análise de um kit e suas implicações em sala de aula
Davi Nunes da Silva, Bruno Alves Dassie
PDF
Trajetórias em um Curso de Matemática
um olhar para três professores da cidade de Pelotas (1930-1970)
Laura Leal Moreira, Emerson Rolkouski, Diogo Franco Rios
PDF
Comunicados escolares de Matemática e seus referenciais
Aguayo, Backheuser e Toledo
Vanessa da Silva Pires, Andreia Dalcin
PDF
As narrativas e seus excertos
uma possibilidade de se criar uma história das Educações Tecnológica e Matemática
Rosemeiry de Prado, Antonio Vicente Marafioti Garnica
PDF
Abordagens de produtos notáveis na obra Matemática 1º ano, de Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza
Leandro Eity Io, Dulcyene Maria Ribeiro
PDF
Reflexões sobre o caderno de geometria de 1905 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS
Malcus Cassiano Kuhn
PDF
Os números complexos no Colégio Pedro II (1837-1929)
a abordagem de Etienne Bézout
Victor Negromonte Pereira, Paulo Roberto Castro Maciel
PDF
Demonstrações de Teoremas Geométricos
uma terapia sobre o rigor
Marizete Nink de Carvalho, Thiago Pedro Pinto
PDF
Lucienne Félix e a Estrutura Matemática
apontamentos sobre as relações de equivalências
Jonathan Machado Domingues, Carla Coradini
PDF
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários