Reflexões sobre o caderno de geometria de 1905 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS
Resumo
O artigo discute o que os problemas encontrados no caderno escolar do ano de 1905, de uma aluna do Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS, revelam sobre a Matemática ensinada nesse Colégio voltado para a formação feminina. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo um caderno de geometria, a principal fonte primária de pesquisa. Com base em referenciais sobre cultura escolar, investigaram-se os problemas presentes no caderno, identificando-se os conteúdos envolvidos, os procedimentos de cálculo e a associação com o cotidiano das alunas. Os 60 problemas presentes no caderno abordam o cálculo de área de superfície de volume de sólidos geométricos. Predomina a aplicação direta das fórmulas em 42 problemas. Outros 18 estão associados ao dia a dia das alunas do Colégio, envolvendo cálculo de volume de sólidos em forma de prisma, cilindro, cone e tronco de cone, como cuba, poço, cisterna, funil, telhado e balde. Os procedimentos de cálculo empregados seguem algumas descrições feitas no livro de Aritmética das Professoras do Colégio São José, do ano de 1900. Com base no exposto, verifica-se que esses problemas revelam traços de uma cultura escolar, que educava as gerações de alunas para solução de problemas do cotidiano, tanto no gerenciamento de atividades domésticas, quanto profissionais, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática.
Referências
Bohnen, A. & Ullmann, R. A. (1989). A Atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo: Ed. Unisinos.
Britto, S. L. M.; Bayer, A. & Kuhn, M. C. (2020). A contribuição dos Jesuítas para o ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos.
Certeau, M. (1982). A escrita da História. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Chartier, A. M. (2007). Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. Revista de Educação Pública, 16 (32), 13-33.
Flesch, I. B. (1993). História da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil (1872-1951). Porto Alegre: Metrópole. v. 1.
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, 9-43.
Presser, E. L. C. (1905). Caderno de contas. São Leopoldo, RS.
Professoras do Collegio São José. (1900). Arithmetica Elementar Pratica – Collecção de regras, exercícios e problemas methodicamente compilados, III parte. 3. ed. correcta e augmentada. Porto Alegre: João Mayer Junior.
Rambo, A. B. (1904). A escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: Ed. Unisinos.
Rupolo, I. (2001). Irmãs Franciscanas no Rio Grande do Sul e compromisso educacional. Revista Vidya, Edição Especial – 50 anos, 83-98.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado