Reflexões sobre o caderno de geometria de 1905 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS

Resumo

O artigo discute o que os problemas encontrados no caderno escolar do ano de 1905, de uma aluna do Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo/RS, revelam sobre a Matemática ensinada nesse Colégio voltado para a formação feminina. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo um caderno de geometria, a principal fonte primária de pesquisa. Com base em referenciais sobre cultura escolar, investigaram-se os problemas presentes no caderno, identificando-se os conteúdos envolvidos, os procedimentos de cálculo e a associação com o cotidiano das alunas. Os 60 problemas presentes no caderno abordam o cálculo de área de superfície de volume de sólidos geométricos. Predomina a aplicação direta das fórmulas em 42 problemas. Outros 18 estão associados ao dia a dia das alunas do Colégio, envolvendo cálculo de volume de sólidos em forma de prisma, cilindro, cone e tronco de cone, como cuba, poço, cisterna, funil, telhado e balde. Os procedimentos de cálculo empregados seguem algumas descrições feitas no livro de Aritmética das Professoras do Colégio São José, do ano de 1900. Com base no exposto, verifica-se que esses problemas revelam traços de uma cultura escolar, que educava as gerações de alunas para solução de problemas do cotidiano, tanto no gerenciamento de atividades domésticas, quanto profissionais, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Referências

Bohnen, A. & Ullmann, R. A. (1989). A Atividade dos Jesuítas de São Leopoldo. São Leopoldo: Ed. Unisinos.

Britto, S. L. M.; Bayer, A. & Kuhn, M. C. (2020). A contribuição dos Jesuítas para o ensino da Matemática no Rio Grande do Sul. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos.

Certeau, M. (1982). A escrita da História. Tradução Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Chartier, A. M. (2007). Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. Revista de Educação Pública, 16 (32), 13-33.

Flesch, I. B. (1993). História da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil (1872-1951). Porto Alegre: Metrópole. v. 1.

Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, 9-43.

Presser, E. L. C. (1905). Caderno de contas. São Leopoldo, RS.

Professoras do Collegio São José. (1900). Arithmetica Elementar Pratica – Collecção de regras, exercícios e problemas methodicamente compilados, III parte. 3. ed. correcta e augmentada. Porto Alegre: João Mayer Junior.

Rambo, A. B. (1904). A escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: Ed. Unisinos.

Rupolo, I. (2001). Irmãs Franciscanas no Rio Grande do Sul e compromisso educacional. Revista Vidya, Edição Especial – 50 anos, 83-98.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
Kuhn, M. C., & Britto, S. L. M. (2022). Reflexões sobre o caderno de geometria de 1905 de uma aluna do Colégio São José, de São Leopoldo/RS. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16535
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)