A Matemática a ensinar
uma análise a partir da sistematização dos relatórios feito pelos professores
Resumo
O presente artigo, pretende estudar os processos e dinâmicas que estão envolvidos na sistematização de novos saberes nos movimentos de produção de referências curriculares, em particular, a Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980. Para esse estudo vamos analisar um documento elaborado por professores e que foi sistematizado pela Equipe Técnica de Matemática da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógica (CENP), trata-se da “Proposta Curricular de Matemática Análise dos Relatórios”, documento que mostra em números a participação dos professores frente a esse processo de elaboração curricular. Buscamos responder a seguinte questão: que matemática a ensinar esteve presente na Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo, década de 1980? Tal análise será feita, a partir de estudos desenvolvidos pelo Grupo de pesquisas e estudos em História da Educação Matemática (GHEMAT), baseado nos autores: Valente (2020), Valente; Bertini e Morais (2021). O objetivo é caracterizar uma matemática a ensinar presente nesse tempo histórico, a partir do estudo das tensões presente nos bastidores dessa elaboração curricular.
Referências
Gouvêa, G. de. Antonio Miguel (1953 - ....). (2021). In: VALENTE, W, R. (Org.). Dicionário de experts: matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. https://www.ghemat.com.br/itens/antonio-miguel
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. (1992). Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática - 1º grau. 4. ed. São Paulo - SE-CENP. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170519
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. (1988). Proposta Curricular de Matemática Análise dos Relatórios. São Paulo, SE/CENP, pp.1-11 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227713
Valente, W.R.; Bertini, L.F.; Morais, R.S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológico de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação.21,pp.1-20. https://www.scielo.br/j/rbhe/a/TzzfSnHMp86ZSQKRXs3GWVd/?format=pdf&lang=pt
Valente, W.R. (2020). História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. 15 (36), pp.164-174.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado