A Matemática a ensinar

uma análise a partir da sistematização dos relatórios feito pelos professores

Resumo

O presente artigo, pretende estudar os processos e dinâmicas que estão envolvidos na sistematização de novos saberes nos movimentos de produção de referências curriculares, em particular, a Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo, década de 1980. Para esse estudo vamos analisar um documento elaborado por professores e que foi sistematizado pela Equipe Técnica de Matemática da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógica (CENP), trata-se da “Proposta Curricular de Matemática Análise dos Relatórios”, documento que mostra em números a participação dos professores frente a esse processo de elaboração curricular. Buscamos responder a seguinte questão: que matemática a ensinar esteve presente na Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo, década de 1980? Tal análise será feita, a partir de estudos desenvolvidos pelo Grupo de pesquisas e estudos em História da Educação Matemática (GHEMAT), baseado nos autores: Valente (2020), Valente; Bertini e Morais (2021). O objetivo é caracterizar uma matemática a ensinar presente nesse tempo histórico, a partir do estudo das tensões presente nos bastidores dessa elaboração curricular.

Biografia do Autor

Gisele de Gouvêa, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação Matemática (GHEMAT).

Referências

Gouvêa, G. de. Antonio Miguel (1953 - ....). (2021). In: VALENTE, W, R. (Org.). Dicionário de experts: matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. https://www.ghemat.com.br/itens/antonio-miguel

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. (1992). Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática - 1º grau. 4. ed. São Paulo - SE-CENP. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170519

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. (1988). Proposta Curricular de Matemática Análise dos Relatórios. São Paulo, SE/CENP, pp.1-11 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227713

Valente, W.R.; Bertini, L.F.; Morais, R.S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológico de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação.21,pp.1-20. https://www.scielo.br/j/rbhe/a/TzzfSnHMp86ZSQKRXs3GWVd/?format=pdf&lang=pt

Valente, W.R. (2020). História e Cultura em Educação Matemática: a produção da matemática do ensino. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. 15 (36), pp.164-174.

Publicado
2022-11-01
Como Citar
Gouvêa, G. de. (2022). A Matemática a ensinar. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16578
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)