Trajetórias em um Curso de Matemática
um olhar para três professores da cidade de Pelotas (1930-1970)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões a respeito do Curso de Matemática de uma universidade do sul do Brasil, a partir das trajetórias de três professores egressos desse curso, criado em 1960, no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tendo sido o primeiro curso de formação de professores de Matemática da região. Cabe ressaltar que esse trabalho é parte integrante de uma tese de doutoramento, desenvolvida no âmbito do Programa da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que objetiva tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do Curso de Matemática, criado em 1960, criado em 1960, no âmbito da UCPel. Para esse texto, apresentaremos as articulações profissionais de Regina Al-Alam Elias, Maria Emilia Tavares e Lino de Jesus Soares, através de uma narrativa, delineando traços da formação de professores de Matemática de uma cidade do sul do Brasil, entre os anos de 1930 e 1970. Este trabalho se apoia nos recursos teóricos-metodológicos da História Oral, praticada assim como o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) vem a entendendo.
Referências
BRASIL. (1960). Decreto nº 47.737, de 2 fevereiro de 1960. Concede autorização para o funcionamento de cursos da Faculdade Católica de Filosofia de Pelotas. Diário Oficial, Brasília, DF, 8 de fevereiro de 1960. Seção 1, p. 2060.
BRASIL. (1967). Decreto nº 60.061, de 13 de janeiro de 1967. Concede o reconhecimento aos Cursos de Ciências Sociais, Matemática, Física e História Natural da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas. Diário Oficial, Brasília, DF, 17 de janeiro de 1967. Seção 1, p. 675.
BRASIL. (1984). Portaria nº 45, de 09 de fevereiro de 1984. Autoriza conversão de curso da Universidade Católica de Pelotas. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 de fevereiro de 1984. Seção 1, p. 2169.
GARNICA, A.V.M. (2016) Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil:
sob o signo da pluralidade. 01 ed. São Paulo: Editora da Física.
GOMES, M. L. M. (2016). Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 424-438.
MORAIS, M.B. de. (2017) Se um viajante... Percursos e Histórias sobre a Formação de Professores no Rio Grande do Norte. (Tese de Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista.
MOREIRA, L. L.; ROLKOUSKI, E. (2021). Premissas para a institucionalização do primeiro Curso Superior de formação de professores de Matemática de Pelotas-RS. Caderno de Resumos do XI Workshop do PPGECM-UFPR. (pp.1-6). Curitiba: UFPR.
PINTO, T.; SOUZA, L.; SILVA, C. R. (2021). Movimentos político-epistêmicos na produção de histórias da formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 5, p. 1-23, 24 ago.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (UCPEL). (2010). CATÓLICA: 50 ANOS. Pelotas: Calábria.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (UCPEL). (2015) Comissão Própria de Avaliação. Pró -Reitoria Acadêmica: Cursos de Graduação. Pelotas.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado