Trajetórias em um Curso de Matemática

um olhar para três professores da cidade de Pelotas (1930-1970)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar compreensões a respeito do Curso de Matemática de uma universidade do sul do Brasil, a partir das trajetórias de três professores egressos desse curso, criado em 1960, no âmbito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tendo sido o primeiro curso de formação de professores de Matemática da região. Cabe ressaltar que esse trabalho é parte integrante de uma tese de doutoramento, desenvolvida no âmbito do Programa da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que objetiva tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do Curso de Matemática, criado em 1960, criado em 1960, no âmbito da UCPel. Para esse texto, apresentaremos as articulações profissionais de Regina Al-Alam Elias, Maria Emilia Tavares e Lino de Jesus Soares, através de uma narrativa, delineando traços da formação de professores de Matemática de uma cidade do sul do Brasil, entre os anos de 1930 e 1970. Este trabalho se apoia nos recursos teóricos-metodológicos da História Oral, praticada assim como o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) vem a entendendo.

Biografia do Autor

Laura Leal Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM- UFPR). Universidade Federal do Paraná (UFPR). Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM).

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação Matemática (UNESP- Rio Claro). Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM). 

Diogo Franco Rios, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa História, Currículo, Cultura e Educação Matemática. 

Referências

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Moreira, L. L., Rolkouski, E., & Rios, D. F. (2022). Trajetórias em um Curso de Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16611
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)