Constituição e transformações de uma disciplina denominada História da Matemática e da Educação Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática ( 2009 a 2018)
Resumo
As considerações apontadas neste texto foram elaboradas a partir de uma análise documental realizada em Projetos Pedagógicos de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã. O objetivo de analisar os Projetos foi de averiguar as transformações ocorridas na disciplina de História da Matemática e da Educação Matemática, entre os anos de 2009 a 2018. Tendo como premissa as noções de: história e memória, julgamento moral e pesquisa histórica, tempo presente, cultura escolar, disciplina, currículo e profissionalização, procurou por indícios que respondessem à seguinte questão: supondo a disciplina de HMHEM, da Licenciatura em Matemática da UFMS de Ponta Porã, um produto social e histórico, presente em nosso tempo, como ela foi constituída para contribuir à profissionalização da docência em matemática? Como resultados, permeada pela História do Tempo Presente, a discussão revela que há uma história recente do Curso com (re)arranjos ainda sendo firmados, compondo uma história em devir, que considera o currículo uma construção dada pelo grupo de formadores de professores vinculados a ele e também construído por normativas oficiais, um currículo que entende a disciplina de História da Matemática e da Educação Matemática ora permeada por uma cultura matemática, ora equilibrada entre a cultura da matemática e da educação matemática.
Referências
Bourdoncle, R. (2000). Professionnalisation, formes et dispositifs. In: Recherche & Formation. n. 35. Formes et dispositifs de la professionnalisation, sous la direction de Marguerite Altet et Raymond Bourdoncle. 117-132.
Brasil. Ministério da Educação. (2001). Parecer CNE/CES N. 1.302/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura.
Brasil. Ministério da Educação. (2015). Resolução N. 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura).
Chaveau, A. & Tétart, P. (1999). Questões para a história do presente. In: Agnes. Chaveau & Philippe Tétart. Questões para a história do presente. (pp. 07-37). Bauru – SP: EDUSC: 1999.
Delacroix, C. (2018) A história do tempo presente, uma história (realmente) como as outras? Revista Tempo e Argumento, 10(23), 39–79.
Ferreira, M. M. (2018). Notas iniciais sobre a história do tempo presente e a historiografia no Brasil. Revista Tempo e Argumento. 10(23), 80–08.
Godoi, A. J.; Gregorio, J. M. C. & Rodriguês, J. S. (2020). História da Educação Matemática como uma Perspectiva de Insubordinação Criativa na Formação de Professores. International Journal for Research in Mathematics Educacion – RIPEM. 10(1). 29-43.
Goodson, I. F. (2003). Estudio del currículum. casos y métodos. Buenos Aires: Amorrortu.
Goodson, I. F. (2012). Currículo: teoria e história. 13. ed. (pp. 81-132). Petrópolis: Vozes.
Julia, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1(1), 9-43.
Mendes, I. A.; Oliveira, M. C. A.; Búrigo, E. Z. & Costa, D. A. (2018). A disciplina história da educação matemática na formação de professores: experiencias praticadas ou em andamento. In: Bruno Alves Dassie & David Antonio da Costa. História da Educação Matemática e Formação de Professores. (pp. 85-120). São Paulo: Editora Livraria da Física.
UFMS. (2009). Resolução No 89, de 3 de junho de 2009. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura do Câmpus de Ponta Porã.
UFMS. (2010). Resolução No 77, de 3 de maio de 2010. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura do Câmpus de Ponta Porã.
UFMS. (2010). Resolução No 137, de 25 de agosto de 2010. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura do Câmpus de Ponta Porã.
UFMS. (2018). Resolução No 560, de 29 de novembro de 2018. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática - Licenciatura do Câmpus de Ponta Porã.
Rosa, C. M. & Santos, F. F. T. (2020). A História da Matemática nos cursos de licenciatura - o caso das instituições públicas de Goiás. NEXUS Mathematicæ, 3.
Viñao, A. (2008). A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação. n. 18, 173-215.
Wittorski, R. (2014). A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores. Cadernos de Pesquisa, 44(154), 894-911.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado