Constituição e transformações de uma disciplina denominada História da Matemática e da Educação Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática ( 2009 a 2018)

Resumo

As considerações apontadas neste texto foram elaboradas a partir de uma análise documental realizada em Projetos Pedagógicos de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã. O objetivo de analisar os Projetos foi de averiguar as transformações ocorridas na disciplina de História da Matemática e da Educação Matemática, entre os anos de 2009 a 2018. Tendo como premissa as noções de: história e memória, julgamento moral e pesquisa histórica, tempo presente, cultura escolar, disciplina, currículo e profissionalização, procurou por indícios que respondessem à seguinte questão: supondo a disciplina de HMHEM, da Licenciatura em Matemática da UFMS de Ponta Porã, um produto social e histórico, presente em nosso tempo, como ela foi constituída para contribuir à profissionalização da docência em matemática? Como resultados, permeada pela História do Tempo Presente, a discussão revela que há uma história recente do Curso com (re)arranjos ainda sendo firmados, compondo uma história em devir, que considera o currículo uma construção dada pelo grupo de formadores de professores vinculados a ele e também construído por normativas oficiais, um currículo que entende a disciplina de História da Matemática e da Educação Matemática ora permeada por uma cultura matemática, ora equilibrada entre a cultura da matemática e da educação matemática.

Biografia do Autor

Kesia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, UEM. Pós-doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, UNIFESP. Professora Adjunta do Curso de Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar, GEPEME-MS.

Mariana Fabiane Garcia Travassos, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre pelo PROFMAT, UFGD. Especialista em Formação de Profissionais da Educação, UFGD. Chefe de Gestão do Ensino e Pesquisa do HU-UFGD/EBSERH. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar, GEPHEME-RO.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Neves, K. C. R., & Travassos, M. F. G. (2022). Constituição e transformações de uma disciplina denominada História da Matemática e da Educação Matemática em um curso de Licenciatura em Matemática ( 2009 a 2018). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16613
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)