A Produção dos PCN de Matemática

versão preliminar de agosto de 1996

Resumo

A investigação busca compreender processos e dinâmicas relacionados com produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para os primeiros anos escolares. A problemática da pesquisa volta-se em descobrir quem foram os protagonistas na produção dos PCN de Matemática para os primeiros escolares e evidenciar relações entre pareceres individuais e institucionais produzidos para a elaboração da versão preliminar de tal documento elaborada em agosto de 1996. Justifica-se pelo fornecimento de elementos para a compreensão de processos e dinâmicas adotados na elaboração de tal documento. Trata-se de uma pesquisa histórica que fundamenta-se teórico-metodologicamente em Hofstetter e Schneuwly (2017), por tais autores estabelecerem a existência de diferentes saberes relacionados com formação docente e em Valente (2019), que defende que a profissionalização do professor que ensina matemática não pode estar voltada apenas ao campo disciplinar.  Utiliza-se da técnica da análise documental, sustentada nas concepções de Barros (2017) e Burke (2016), autores que elucidam a necessidade da pesquisa enxergar além do que está escrito em documentos. A pesquisa identifica os protagonistas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e fornece elementos referentes a produção dos pareceres individuais e institucionais produzidos na época.

Biografia do Autor

Lauro Igor Metz, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Integrante do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil). Professor da Faculdade Internacional ESIC de Curitiba - Brasil.

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Publicado
2022-11-01
Como Citar
Metz, L. I. (2022). A Produção dos PCN de Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16615
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)