Lucienne Félix e a Estrutura Matemática

apontamentos sobre as relações de equivalências

Resumo

O presente artigo tem o objetivo derealizar apontamentos sobre a compreensão de Lucienne Félix a respeito da definição geral de equivalência, a partir das obras desta personagem. Justifica-se a escrita deste ensaio em virtude da relevância de Félix no cenário de participação e divulgação do ideário do Movimento da Matemática Moderna no continente europeu, ou seja, além das fronteiras que podem ser vistas a partir do oferecimento de curso de extensão e aperfeiçoamento, como ocorreu no Rio Grande do Sul e, ainda, de suas apropriações, que podem ser vistas em livros didáticos brasileiros, especificamente aquele elaborado por Osvaldo Sangiorgi. Em linhas de síntese, infere-se a necessidade de utilização de símbolos no ensino e aprendizagem de relações de equivalência, os quais direcionam para determinadas especificidades, possibilitandoa manutenção de um diálogo matemático aos saberes algébricos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

 
Carla Coradini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado
2022-11-04
Como Citar
Domingues, J. M., & Coradini, C. (2022). Lucienne Félix e a Estrutura Matemática. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16632
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)