O ensino das operações básicas antes da calculadora

investigando a matemática para ensinar no manual pedagógico de Irene de Albuquerque de 1964

Resumo

Este texto é resultante dos estudos desenvolvidos durante uma disciplina do curso de doutorado, que teve por enfoque o ensino de matemática em seus aspectos históricos. Por problematização, buscou-se elucidar quais matemáticas para ensinar as operações básicas eram mobilizadas em um tempo em que a calculadora ainda não era um recurso pedagógico possível. Como material analítico, elegemos o manual Metodologia da Matemática de Albuquerque (1964) a fim de encontrar indícios de qual matemática para ensinar as operações básicas era proposta no período da vaga intuitiva. Apoiados nos referenciais teóricos-metodológicos, propostos por Valente (2018; 2019; 2021), discutimos acerca de algumas orientações pedagógicas do manual escolhido. Como resultado deste estudo, identificamos uma matemática para ensinar onde defende-se um ensino intuitivo, cálculos mentais, uso de recursos concretos e treinos de algoritmos.

Biografia do Autor

Karina Zolia Jacomelli-Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre e Licenciada pela mesma instituição. Atua como Assessora na Secretaria Municipal de Educação de Palhoça/SC.

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre e Licenciado pela mesma instituição. Atua como Especialista de Ensino no SENAI/SC.

Referências

Albuquerque, I. (2022). Metodologia da matemática. 5. ed. Rio de Janeiro: editora Conquista, 1964. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134560. Acesso em: 20 jun.

Certeau, M. (2001). A Escrita da História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Gregorio, J. M. da C. (2020). Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Junior, R. F. M. (2019). A história como “logos do outro”: Michel de Certeau e a operação historiográfica. Temporalidades: 11(2), p. 1-25.

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Valente, W. R. (2019). Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 12, p. 1-63.

Valente, W. R.; Bertini, L. F.; Morais, R. S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica: contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 21, p. 1-20. https:// doi. org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161

Publicado
2022-11-01
Como Citar
Jacomelli-Alves, K. Z., & Sabel, E. (2022). O ensino das operações básicas antes da calculadora. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16633
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)