O ensino das operações básicas antes da calculadora
investigando a matemática para ensinar no manual pedagógico de Irene de Albuquerque de 1964
Resumo
Este texto é resultante dos estudos desenvolvidos durante uma disciplina do curso de doutorado, que teve por enfoque o ensino de matemática em seus aspectos históricos. Por problematização, buscou-se elucidar quais matemáticas para ensinar as operações básicas eram mobilizadas em um tempo em que a calculadora ainda não era um recurso pedagógico possível. Como material analítico, elegemos o manual Metodologia da Matemática de Albuquerque (1964) a fim de encontrar indícios de qual matemática para ensinar as operações básicas era proposta no período da vaga intuitiva. Apoiados nos referenciais teóricos-metodológicos, propostos por Valente (2018; 2019; 2021), discutimos acerca de algumas orientações pedagógicas do manual escolhido. Como resultado deste estudo, identificamos uma matemática para ensinar onde defende-se um ensino intuitivo, cálculos mentais, uso de recursos concretos e treinos de algoritmos.
Referências
Albuquerque, I. (2022). Metodologia da matemática. 5. ed. Rio de Janeiro: editora Conquista, 1964. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134560. Acesso em: 20 jun.
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Valente, W. R.; Bertini, L. F.; Morais, R. S. (2021). Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica: contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 21, p. 1-20. https:// doi. org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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