Abordagens de produtos notáveis na obra Matemática 1º ano, de Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza
Resumo
Este texto apresenta um estudo do livro didático Matemática 1º ano, dos autores Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza, publicado em 1934. O foco foi compreender as abordagens de ensino do conteúdo produtos notáveis no período de implementação da reforma Francisco Campos. Utilizamos nesta análise como principal referencial André Chervel e a história das disciplinas escolares. Neste trabalho apresentamos algumas referências às práticas escolares daquele período com destaque para uma abordagem intuitiva e a utilização das representações geométricas como recurso secundário no ensino dos produtos notáveis.
Referências
Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 177-229.
Morais, R. S., Bertini, L. F., & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.
Thiré, C., & Mello e Souza, J. C. (1934). Matemática 1º Ano. 5° ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Valente, W. R. (2004). Mello e Souza e a crítica aos livros didáticos de matemática: demolindo concorrentes, construindo Malba Tahan. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 4, n. 8: 171-187.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado