Abordagens de produtos notáveis na obra Matemática 1º ano, de Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza

Resumo

Este texto apresenta um estudo do livro didático Matemática 1º ano, dos autores Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza, publicado em 1934. O foco foi compreender as abordagens de ensino do conteúdo produtos notáveis no período de implementação da reforma Francisco Campos. Utilizamos nesta análise como principal referencial André Chervel e a história das disciplinas escolares. Neste trabalho apresentamos algumas referências às práticas escolares daquele período com destaque para uma abordagem intuitiva e a utilização das representações geométricas como recurso secundário no ensino dos produtos notáveis.

Biografia do Autor

Leandro Eity Io, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista, Escola Estadual Graciliano Ramos, Santa Helena – PR.

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel – PR.

Referências

Chervel, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 177-229.

Morais, R. S., Bertini, L. F., & Valente, W. R. (2021). A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física.

Thiré, C., & Mello e Souza, J. C. (1934). Matemática 1º Ano. 5° ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Valente, W. R. (2004). Mello e Souza e a crítica aos livros didáticos de matemática: demolindo concorrentes, construindo Malba Tahan. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 4, n. 8: 171-187.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
Eity Io, L., & Ribeiro, D. M. (2022). Abordagens de produtos notáveis na obra Matemática 1º ano, de Cecil Thiré e Júlio Cesar de Mello e Souza. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/16648
Seção
Sessões Coordenadas (remoto)