História oral, Questões de Gênero e Educação Matemática:
possibilidades de se inscrever conhecimentos outros e se escrever histórias outras
Resumo
Este breve estudo objetiva trazer algumas discussões teórico-epistemológicas sobre gênero e a escrita da história que perpassaram por um trabalho de dissertação defendido no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem) no ano de 2021. Aborda-se aqui a discussão sobre gênero como uma categoria de análise histórica e seu papel na escrita da história, em especial, a História da Educação Matemática. Apresentam-se ideias que tratam de uma nova historiografia que leve em conta essa categoria, bem como o elo que a História Oral nos possibilita enquanto referencial metodológico em um trabalho que fala sobre atravessamentos de gênero. Apresenta-se, também, alguns pressupostos epistemológicos adotados. Por fim, são feitos apontamentos desta pesquisa de mestrado que utiliza essa metodologia, realizada com a participação de educadoras matemáticas e que são atravessadas por discussões de gênero, o que faz ver o papel político desempenhado na escrita da história e a potência desse tipo de estudo na História da Educação Matemática.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Educadoras Matemáticas; Questões de gênero
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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